Geral

Passageiros reclamam de superlotação em linha de ônibus que atende Guarapari

Trata-se da linha 672 (Trevo de Setiba / T. Itaparica), que atende os moradores do município de Guarapari. A reclamação é mais frequente nos horários de pico

Ônibus superlotado Foto: Larissa Caetano ​

Passageiros que utilizam a linha 672 (Trevo de Setiba / T. Itaparica) do sistema Transcol, que atende o município de Guarapari, reclamam da superlotação dos ônibus. Segundo eles, o problema é mais frequente nos horários de pico.

A passageira Larissa Caetano diz que utiliza o transporte público e se sente muito indignada, porque o veículo que ela pega trafega com excesso de pessoas. “O ônibus vai com tanta gente que estamos correndo perigo. Grávidas e senhores de idade vão em pé e até na porta. Já não estamos mais suportando essa situação”, diz.

Larissa afirma que a situação acontece todos os dias, e que as sugestões feitas aos fiscais não surtem efeito algum. “Na última quinta-feira (18), às 17h20, quando voltava para casa, a fila do 672 no terminal já estava enorme. Quando o ônibus estacionou, não couberam todos os passageiros. Quando pedimos mais ônibus, o fiscal da Ceturb nos tratou mal, e disse que não estava vendo necessidade de outro veículo, e que a passagem é barata de mais para irmos todos sentados”, reclama Larissa.

Embarque no Terminal de Itaparica Foto: Larissa Caetano​

O Diretor de planejamento da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) José Carlos Moreira informou que está sendo feita uma pesquisa na linha para identificar qual a necessidade de ajuste. “A partir da semana que vem, concluiremos a pesquisa e poderemos responder o que será feito para melhorar o atendimento. A solução imediata seria acrescentar mais viagens à linha 672, e provavelmente será exatamente isso que vai acontecer”, fala Moreira.

Sobre a conduta do fiscal citado por Larissa, a Ceturb disse que todos os funcionários são instruídos a atender todos os usuários com a devida educação e, em casos como esse a empresa recomenda que a usuária encaminhe a ocorrência para a Ceturb, para que seja aberto um procedimento interno. O telefone é o 0800 0390 1517.