Geral

Passagens para cartão do Transcol poderão ser compradas pela internet a partir de setembro

Os novos ônibus com ar-condicionado aceitarão apenas o pagamento via cartões. Não haverá cobradores em operação

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

Os cartões do Transcol poderão ser abastecidos com passagens compradas pela internet a partir de setembro. Pelo menos essa é a expectativa do Governo do Estado.

Os primeiros novos ônibus, com wifi e ar-condicionado, da frota do sistema Transcol na Grande Vitória, já foram apresentados pelas empresas e devem começar a circular nos próximos dias

De acordo com a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), o embarque nos novos coletivos com ar-condicionado será feito apenas com os cartões de bilhetagem eletrônica, não sendo possível o pagamento da tarifa com dinheiro. Para facilitar a aquisição dos cartões e das recargas para o mesmo, as vendas estarão disponíveis, em breve, pela internet.

A Setop não deu detalhes de como funcionará a plataforma online para a compra dos créditos, mas informou que também serão abertas mais seis lojas de atendimento nos terminais que ainda não têm: Jacaraípe, Carapina, São Torquato, Ibes, Jardim América e Itacibá.

De acordo com a secretaria, também serão disponibilizados auto-atendimento em todos os terminais. A rede de vendas ainda contará com 40 vendedores uniformizados que farão cartões Passe Fácil e venderão créditos nas plataformas e entrada dos terminais de integração.

A previsão para implantação dessas novas lojas, vendas online, via ATMs e vendedores é de 60 dias. Além disso, a Setop informou que está em estudo a ampliação da rede de venda com pontos de auto-atendimento em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings e rodoviárias.

Em entrevista realizada durante o evento de entrega dos novos coletivos, o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, afirmou que a retirada da cobrança em dinheiro vai trazer mais agilidade no embarque e mais segurança, já que elimina o dinheiro do coletivo. “Além disso, o bilhete eletrônico é a ferramenta que torna a integração possível. Então é muito importante que quem ainda não utiliza nenhum tipo de cartão, passe a utilizar”, explicou.

A expectativa do governo é de que até o final deste ano sejam entregues 100 veículos com ar-condicionado, 0km, e um total de 600 até o final de 2022. Além disso, outros novos ônibus sem ar-condicionado, para operação em linhas alimentadoras, também devem integrar a frota em breve. Até 2022, a previsão é que o total de novos veículos ultrapassem a marca de mil.

Categoria critica a retirada dos cobradores

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

Além do sistema de internet via Wi-fi e o ar-condicionado em todos eles, o que chamou a atenção foi o fato de que, nos novos veículos, não haverá a presença do cobrador.

Nas redes sociais, motoristas e cobradores estão criticando a mudança. Imagens com os dizeres “Sem cobrador ônibus não roda” estão sendo compartilhadas. O secretário Fábio Damasceno disse que não haverá demissões de cobradores. “Não vamos eliminar cobradores. Não terá demissão nenhuma. Eles vão ajudar na implementação do sistema. Os cobradores vão ser transformados em outras funções. É uma quantidade pequena ainda”, diz o secretário.

A Setop também afirmou que em razão da implantação do Bilhete Único, haverá maior oferta de emprego no Sistema. Segundo a pasta, isso vai permitir que os profissionais que atuam como cobradores atualmente dentro coletivos passem a exercer novas funções, até mesmo fora dos coletivos. “As empresas operadoras vão incentivar os funcionários para que participem de cursos de requalificação, por meio de parcerias com o Sest Senat, para aprimoramento profissional e aperfeiçoamento para novas atividades como motorista, mecânico, eletricista, entre outros”, disse a nota enviada pela secretaria.

Aumento na passagem?

Durante o evento de entrega e apresentação dos novos ônibus (26), o governador Renato Casagrande disse que as mudanças não devem gerar aumento na passagem. “Essas mudanças já estão previstas no contrato das empresas”, afirmou.

Atuação dos novos veículos

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

A renovação de frota com ônibus climatizados foi anunciada pelo governador Renato Casagrande em janeiro deste ano. Todos os veículos com ar-condicionado vão operar nas linhas troncais do sistema, que fazem a ligação entre terminais. 

A aquisição dos veículos está sendo feita pelos Consórcios Sudoeste e Atlântico Sul, que operam o Sistema Transcol. A renovação de frota está prevista no contrato das empresas com o Governo do Estado operantes e deixou de acontecer nos últimos anos, sendo retomada na atual gestão. 

Os 20 veículos entregues nesta quarta-feira foram produzidos pela fábrica da Marcopolo de São Mateus, bem como a maior parte da frota que será adquirida este ano. A empresa utiliza mão de obra capixaba, gerando emprego e renda no Estado. Quase metade do financiamento para a aquisição destes veículos foi feita pelas operadoras do sistema com o Banestes.