Geral

Passar muito tempo sentada pode prejudicar a saúde do bebê, diz estudo

Pesquisadores afirmam que reduzir o tempo sentada diminui o risco de diabete gestacional. Além disso, ficar muito tempo sentada durante a gravidez pode ser sinal de depressão

Sentar-se por muito tempo aumenta o ganho de peso e as chances de diabete gestacional Foto: Divulgação

Mulheres grávidas que ficam muito tempo sentadas podem acabar prejudicando a saúde do bebê. De acordo com pesquisadores da Escola de Medicina de Warwick, na Inglaterra, sentar-se por mais de seis horas por dia no segundo trimestre da gravidez faz aumentar o ganho de peso e pode até levar à diabete gestacional, fatores que complicam na hora do parto.

Além disso, ficar muito tempo sentada durante a gravidez pode ser sinal de depressão, e as consequências são as mesmas: problemas na hora do parto, explica Nithya Sukumar, autora do estudo. “As grávidas podem se beneficiar desde o começo da gravidez por causa da atividade física e aproveitar e reduzir os riscos de doenças por causa do sedentarismo.”

Foram analisadas 1.200 mil grávidas de diferentes idades. E elas foram perguntadas sobre a frequência de atividade física e estabilidade emocional. A maior parte das mulheres que se sentiam depressivas passava mais tempo sentada. “Reduzir o tempo sentado é até mais interessante do que colocar a grávida para fazer a atividade física propriamente dita. Já ficou comprovado que sentar por muito tempo não é benéfico nem para a mãe nem para o bebê.”

Com informações do Portal R7