Os capixabas e os turistas que visitam o Estado terão a partir do próximo sábado (26) e domingo (27) uma alternativa de lazer em Vitória. Uma embarcação, com capacidade para 15 pessoas e equipada para oferecer comodidade e segurança aos visitantes, sairá da costa da capital em direção a alto-mar para observação de baleias e golfinhos.
O passeio, que é aberto a moradores, pesquisadores, biólogos e estudantes, durará, em média, cinco horas (entre ida e volta), mas poderá ter até três horas para contemplação das espécies. As baleias ficam de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 e 40 quilômetros) de distância da costa.
A iniciativa faz parte da programação de aniversário de 464 anos de Vitória e contempla a temporada de baleias jubarte, que podem ser visualizadas no litoral entre os meses de julho e dezembro. Além disso, é uma forma de promover o turismo da cidade e gerar novos negócios, atraindo visitantes que queiram ver os cetáceos.
Condições de navegação
As saídas, que ocorrerão durante toda a temporada de baleias – de julho a dezembro – dependerão das condições de navegação, e a data poderá ser alterada com 48 horas de antecedência. Pode ocorrer de não serem avistadas as espécies, por se tratar de uma atividade da natureza. Mais informações pelo telefone 3345-2282.
“Esta é uma tendência da atualidade que queremos valorizar, incentivando o turismo náutico e de lazer em nossa cidade”, destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling.
Ainda segundo o secretário, há uma grande lacuna aberta. “Integram-se o turismo ecológico, a preservação e a integração das pessoas com uma espécie ameaçada”, enfatizou.
Surpresa
Para o representante da ONG Voz da Natureza Vitor Rodrigues, “esse tipo de turismo ecológico vai causar a sensibilização das pessoas, que terão o privilégio de se aproximar de uma espécie tão surpreendente e encantadora, além de proporcionar uma experiência única e inesquecível”.
No dia 11 de setembro, a Prefeitura de Vitória e o Instituto Baleia Jubarte assinaram um protocolo de intenções para desenvolver ações de conservação e estímulo ao turismo ecológico na cidade. A capital terá a primeira base do instituto, criado há 27 anos, fora da Bahia.
Espécies
As baleias jubarte são o “carro-chefe” pela abundância e exuberância. São animais grandes e mamíferos que possuem variedade de comportamentos: saltam, expõem a cauda e se agregam.
Outros cetáceos também poderão ser observados, como o boto-cinza (mais comum na costa), golfinho pintado-do-Atlântico, Golfinho pan-tropical, Baleia Minke, Cachalote (mais raros) e outros.
Serviço
Visita às baleias jubarte
Quando: finais de semana
Valor: 3 x R$ 99,00 (no cartão)
Contato: 3345-2282