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Patinetes elétricos viram sensação e serão ampliados em Vitória

A empresa responsável pela implantação desse modal na capital já tem planos de ampliar o serviço

Foto: Diego Alves

Os patinetes elétricos já são uma sensação em Vitória. A aceitação foi tão boa que a empresa responsável pela implantação desse modal na capital já tem planos de ampliar o serviço. Isso irá acontecer à medida que os usuários forem se cadastrando no aplicativo “Yellow” e usando o novo serviço de compartilhamento de patinetes.

Em um primeiro momento, eles operam entre Jardim Camburi e Bento Ferreira. Os patinetes podem ser deixados em qualquer lugar dentro dessa área de atuação. O usuário o localiza por meio de um mapa no APP que indica o local mais próximo.

O mapa vai aumentando a área de abrangência gradativamente. “O sistema está sendo implantado na cidade e vamos ampliá-lo de acordo com a demanda. O primeiro final de semana foi bastante positivo. Isso já sinaliza que podemos mandar muito mais patinetes para circular na cidade de acordo com a demanda dos usuários”, explicou Leonardo Pegoraro, que é um dos diretores da start up Yellow.

Usuários aprovam

O empresário Rhenan Nepomuceno destacou que será uma economia o uso do patinete. “Em São Paulo, mostraram os empresários indo trabalhar de terno e gravata no patinete. Isso é ótimo. Uma grande alternativa para uma cidade plana como Vitória”.

O servidor público federal Eduardo Gava falou o quanto é confortável e fácil de usar e tem uma boa velocidade. “Fiquei com medo, mas é fácil de usar, além de ser rápido, discreto e eficaz”.

Valor mais baixo entre capitais

O serviço em Vitoria é o mais barato entre as capitais onde o sistema foi implantado. Veja a tabela abaixo.

Vitória: R$ 2,50 o desbloqueio + 0,50 por minuto de uso

São Paulo, Florianópólis, Belo Horizonte e Curitiba: R$ 3,00 + 0,50 por minuto de uso

Brasília: R$ 3,50 + 0,50 por minuto de uso

Rio de Janeiro: R$ 2,25 + 0,75 por minuto de uso

Dependendo da distância, na maioria dos casos, tanto Bike Vitória quanto Yellow são mais baratos que Uber e táxis. “Em um trajeto médio, o patinete é mais barato que tudo e sem fazer esforço. Quando a empresa estudou as características da cidade, logo viu o potencial para a aceitação desse modal”, destacou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Leonardo Amorim Gonçalves.

Mobilidade urbana

“O que Vitória está fazendo é um equilíbrio de vários tipos de mobilidade urbana e colocando à disposição da população, que pode escolher qual vai usar”, resumiu o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Leonardo Amorim Gonçalves destacou que é mais uma forma de as pessoas se locomoverem na cidade. “Isso favorece a mobilidade urbana. A expectativa é de que as pessoas usem os patinetes também a trabalho, e não apenas para lazer, já que são distâncias curtas em Vitória. A intenção é que o sistema seja ampliado para outras regiões em breve. Temos uma cidade plana, o que favorece o serviço”.