Geral

Patrimônio Cultural Ferroviário de Domingos Martins está em ruínas

Conheça como estão os patrimônios ferroviários de Viana e Marechal Floriano, o oposto do de Domingos Martins

Foto: Sandra Cola

O sítio ferroviário, localizado no Vale da Estação, no município de Domingos Martins, reconhecido como Patrimônio Cultural Ferroviário, nos termos da Lei 11.483, de 31 de maio de 2007, encontra-se em ruínas. Esse reconhecimento é um tipo de procedimento que se aplica, exclusivamente, aos bens oriundos do espólio da extinta RFFSA, explicou o Iphan.

A assessoria de Comunicação do Iphan informou que por ser um bem operacional, a estação Vale da Estação está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que atua em parceria com o Iphan visando à preservação desses bens.

“Esclarecemos ainda que, desde 2016, o Iphan tem cobrado da Prefeitura de Domingos Martins, que utiliza o espaço, a realização de serviços para a preservação da edificação. Em maio desse ano, foi realizada uma reunião com a prefeitura e o DNIT para que o município pudesse viabilizar a obra necessária. Atualmente, o Iphan ainda aguarda o retorno da prefeitura sobre as providências que serão tomadas em relação ao bem”, informou a assessoria.

Em 2018, a arquiteta da prefeitura de Domingos Martins, Fernanda Magnago, esteve visitando o sitio histórico e disse que os imóveis são muito importantes para o estado. “Estive aqui em agosto de 2016, junto com uma arquiteta do Iphan, e descobrimos que só temos quatro patrimônios de ferrovias com valor igual ao do Vale da Estação. O local tem valor histórico muito importante para o Espírito Santo”, ressaltou Fernanda

O sítio histórico ferroviário de Domingos Martins é composto por uma estação ferroviária, uma caixa de água de ferro que alimentava a Maria Fumaça e uma casa de turma que abrigava os trabalhadores da linha férrea, da década de 1900.

Paralelo a situação deste patrimônio Cultural Ferroviário é bom ver como estão os demais patrimônios ferroviários, o de Viana, e os de Marechal Floriano sede e Araguaya. As fotos abaixo falam por si só.