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Patrulha Canina: Polícia Civil leva cães em escolas do ES e encanta alunos

A iniciativa é comandada pelo policial civil Jorge Morgado, que viu no projeto uma maneira de aproximação com as crianças

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Você sabia que o famoso desenho amado pelas crianças saiu das telas e agora está visitando diversos alunos no Espírito Santo? A Patrulha Canina, como é chamado pelas crianças, ganhou vida com a iniciativa da Polícia Civil e leva um universo repleto de alegria para a criançada.

O projeto Ação Canina Nas Escolas do ES (ACNEES), foi idealizado pelo policial civil Jorge Morgado, em meados de 2014. A iniciativa até chegou a encerrar as atividades por um tempo, mas agora em 2024 retornou às escolas. 

Jorge é médico veterinário e, quando idealizou o projeto, cuidava do canil militar e dos cães que participavam de operações da polícia. Ele contou que quando era criança, em sua escola tinha apresentações de iôiô e agora, resgatando essa memória, teve a ideia do projeto.

“É o projeto da minha infância. Quando eu estou com as crianças ali, eu também volto a ser criança para entrar no mundo delas. É muito bom pra gente, é bastante positivo a energia que as crianças trazem, elas gostam da polícia, o cão então que é um símbolo de afeto. Na minha concepção tudo isso é grande ato de amor, o que a gente faz é justamente isso, trazer um pouco mais de alegria e de amor para as crianças, tentar produzir uma visão de futuro, buscando sempre levar a autoestima deles”, disse Jorge Morgado.

O projeto também conta com a ajuda da policial civil Bethânia Rossi, que representa a força feminina na polícia. Ela trabalha na corporação há 12 anos e enfatizou que com a representatividade, ela pode fazer mais meninas sonharem.

“Minha entrada no projeto veio para trazer um pouco de representatividade para as meninas, para elas se sentirem pertencentes. Como a gente trabalha muito com o esse negócio de sonhos, para elas também saberem que são capazes de estar em qualquer lugar. Então fazemos o projeto para plantar uma sementinha na cabeça das criança e dizer que elas também podem sonhar, esse é meu papel, do Morgado e do projeto”, disse Bethânia Rossi.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Durante a visita na Escola UMEIF Professora Flávia Borgo, não foi diferente. Sem saber da surpresa, a criançada já estava na expectativa que tivesse algo diferente.

Os policiais iniciaram a visita ministrando uma palestra sobre super-heróis. As crianças puderam usar também alguns acessórios dos policiais, como o colete à prova de balas e um capacete. 

Mas o ápice da visita só aconteceu quando apareceu o Wookie, um cão militar aposentado de 8 anos. O policial disse que adotou o cão com apenas 2 meses e hoje ele é tratado como pet. 

E foi Wookie, que chamou a atenção de todos e acabou roubando a cena da apresentação. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O cão, treinado com o policial, fez até acrobacias. Com uma corda amarrada em uma bola, Jorge conseguiu rodar Wookie no ar por algum tempo. A apresentação arrancou sorrisos e suspiros dos alunos que ficaram surpresos. 

Veja: 

O aluno da escola, Otávio de 10 anos, relatou sua experiência com a visita da patrulha canina. “Eu achei bem legal. Mas a parte que ele ficou lá rodando foi mais ainda”. 

Ele ainda disse que seria bem legal se a patrulha fosse novamente à escola. Ao ser perguntado o que ser quando crescesse, Otávio disse: “Jogador de Futebol.”

A Ysla, de 10 anos, também comentou o que achou da visita. “Foi muito legal, foi uma experiência muito diferente pra gente. Falamos dos nossos sonhos e adoramos cachorros também.” 

Ao final da apresentação, a criançada só queria ver o protagonista do dia um pouco mais de perto e aproveitar o momento para posar para aquela foto especial, já que não é todo dia que recebem uma visita tão importante. 

“Sempre falamos que não podemos deixar nenhuma criança sair triste, elas têm que sair alegres e gigantes, e se eles levarem isso para o coração, vão lembrar desse momento para sempre. É sempre uma alegria muito grande essa troca de energia, nós chegamos nas escolas e já sentimos o ambiente, se ela é mais triste, ou alegre, se tem algum problema ou não”, disse Jorge Morgado.

A diretora da escola, Carla Cabidel, disse que iniciativas como esta são sempre muito bem-vindas, já que esses projetos ajudam no processo de disciplina, integração e autoestima das crianças.

“Hoje foi muito bacana essa iniciativa de parceria da escola com a Polícia Civil. É importante trazer esses projetos para escola, com propostas de trabalhar temas sociais que estão dentro do currículo da escola, sempre visando minimizar a questão do bullying, violência, respeito e cultura de paz. Todas essas ações, projetos e palestras que possuem essa vertente, trazemos para somar com a escola. Além disso, também temos projetos esportivos que ajudam no processo de disciplina, integração e autoestima das crianças. São projetos de judô, natação, futsal, sempre buscando estratégias para melhorar cada vez mais como instituição”, disse Carla. 

Foto: Reprodução/Raul Rodrigues

A principal linha de ação do projeto ACNEES, consiste em desenvolver trabalhos com escolas públicas e particulares no sentido de retirar a visão de que a polícia é opressora e violenta, assim buscando despertar nas crianças e adolescentes um olhar mais profundo para seus sonhos e objetivos.

Destaca também a importância no estudo, o respeito aos profissionais de Educação, bem como o resgate de sonhos. As ações feitas nas escolas auxiliam no processo de conscientização da sociedade e na construção de uma infância saudável.

“Eu falo que faz mais bem para mim que do que para o projeto. Vir aqui e poder resgatar sonhos que estão perdidos e plantar na cabeça deles sonhos é muito gratificante, é o que move nosso coração realmente”, disse Bethânia Rossi.

O foco do projeto é atender todas as escolas das redes públicas municipais e estaduais do Espírito Santo e demais estados do Brasil.

Com crianças de 04 a 12 anos, o tema abordado consiste em “A importância dos estudos, o respeito aos profissionais de educação, o resgate dos sonhos e elevação da autoestima das crianças”.

Já com adolescentes, de 12 a 17 anos, o tema consiste em “Bullying – intimidação sistemática”. Para o corpo docente, pedagógico e administrativo da unidade escolar, o trabalho contém o tema “Segurança Escolar – prevenção e enfrentamento ao agressor ativo”.

São trabalhados, no presente projeto, assuntos como:

– Estímulo aos estudos;
– Respeito aos profissionais de educação;
– Resgate de sonhos;
– Elevação da autoestima das crianças;
– Desmistificação de visões distorcidas que possam ter da polícia;
– Valorização do trabalho policial e das várias profissões existentes;
– Obediência e respeito às regras de convivência; –
Prevenção ao bullying; –
Ato disciplinar e ato infracional;
– Segurança escolar;
– Prevenção e enfrentamento ao agressor ativo.

Para conseguir marcar uma visita da Patrulha Canina, o corpo docente, seja ele, público ou particular, deverá entrar em contato com a Secretária de Educação do seu município, e solicitar que o órgão agende uma visita com a Polícia Civil.

Após o agendamento, a secretaria disponibilizará um representante para acompanhar a visita. A participação de pais ou responsáveis ficará a cargo de cada escola. 

*Texto sob a supervisão da editora Thaiz Blunck.