As trilhas e a Lagoa de Caraís, conhecida como lagoa da “Coca-Cola”, localizadas no Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), em Guarapari, estão temporariamente fechadas para visitação pública até segunda-feira (13).
De acordo com o Governo do Estado, a medida acontece por conta do aumento do nível de água na região, causado pelas fortes chuvas recentes. A cidade de Guarapari está entre as que mais choveram nas últimas 24 horas no Espírito Santo, com 61,4mm.
Leia também:
> Capixaba que vive nos EUA relata drama com incêndios
> Água com lama: Cesan suspende abastecimento em bairros de 5 municípios do ES
> Decisão sobre a passagem do Transcol sai nesta sexta
“A cheia da Lagoa de Caraís é um fenômeno natural, mas, com as chuvas intensas dos últimos dias, a lagoa atingiu níveis significativamente elevados, provocando o alagamento das trilhas. Esse aumento no nível da água, embora temporário, é visto como um sinal positivo para o equilíbrio ecológico da área”, diz o comunicado.
Por conta da chuva, a trilha principal, que dá acesso à lagoa, está completamente coberta pela água. Na segunda-feira (13), será reavaliado se o parque continuará fechado.
A sede do Parque Paulo César Vinha continuará funcionando normalmente, com acesso à equipe administrativa e demais serviços disponíveis ao público.