O alerta dado pela presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Araujo, no início da semana sobre a formação uma possível nova onda de lama no Rio Doce devido às chuvas de final de ano movimentou o Palácio do Planalto.
Tanto que o presidente Michel Temer convocou o governador Paulo Hartung para uma reunião na próxima quinta-feira (03) para falar sobre o tema. De acordo com a assessoria do governador o encontro acontecerá em Brasília, a partir das 16h30.
Veja como estão regiões atingidas pela lama da Samarco.
Em coletiva concedida a jornalistas sobre o balanço do rompimento das barragens da Samarco, a presidente Ibama falou que a lama depositada no rio pode alcançar o litoral capixaba. A previsão é de que cerca de dois milhões de metros cúbicos de rejeito e lama passariam para o Espírito Santo.
O Ibama também apontou atrasos na construção de obras para contenção de rejeitos e no repasse de recursos para saneamento aos municípios afetados. A empresa diz que a maioria das obras estará pronta até o fim do ano.