O número de carros não para de crescer no País. O Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes, totalizando 45,4 milhões de veículos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para alertar a população sobre a necessidade do uso de bicicletas e da carona solidária como forma de melhorar a qualidade do ar e a mobilidade urbana, será realizado o 6º Pedalar para Respirar, no próximo domingo (24), a partir das 9 horas.
Centenas de ciclistas seguirão da Praça do Papa, na Enseada do Suá, até o Parque Moscoso, no centro de Vitória, onde haverá aferição de pressão arterial e sorteio de bicicleta.
“O uso excessivo do carro provoca inúmeros problemas, como poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, perda de tempo em congestionamentos e acidentes. Queremos estimular uma vida saudável e chamar a atenção do poder público para a necessidade de criação e adequação de ciclovias interligadas na cidade”, afirmou o presidente da CDL Jovem Vitória, Adriano Ohnesorge.
Ele ressaltou que a maioria dos automóveis leva apenas uma pessoa, o que agrava a situação nas vias da capital. Em Vitória, já são 351 veículos por mil habitantes, uma frota total de 122.229 automóveis.
“A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. Porém, a nossa infraestrutura para o uso desse veículo ainda é precária. Há pouquíssimos bicicletários, as ciclovias são quase inexistentes e poucas empresas dispõem de vestiários para incentivar seus funcionários a ir de bicicleta para o trabalho”, disse Ohnesorge.
Como participar
Para participar do Pedalar para Respirar, basta doar dois quilos de alimentos não perecíveis ou uma lata de leite em pó na rede de farmácias Mônica ou na loja Armazém da Bicicleta, na Avenida Leitão da Silva. A pessoa receberá um tíquete para retirar o kit do pedalaço, que contém camisa, viseira e água. Os kits serão entregues na Praça do Papa, a partir das 8 horas.
Na concentração, haverá distribuição de água e uma mesa de frutas à disposição dos participantes, que farão alongamento auxiliados por um professor de Educação Física.
Para garantir a segurança dos ciclistas, batedores da Guarda Municipal vão organizar o trânsito durante todo o trajeto, e também haverá ambulância e caminhão de apoio.
Além disso, membros da Federação Capixaba de Ciclismo estarão presentes no evento, com camisas diferenciadas, formando um cordão de isolamento para manter a unidade do grupo.
Serviço
6ª edição do Pedalar para Respirar
Data: próximo domingo (24)
Horário: a partir das 9 horas
Local: a concentração será na Praça do Papa, a partir das 8 horas
Chegada: Parque Moscoso, Centro
Como participar: basta doar dois quilos de alimentos não perecíveis ou uma lata de leite em pó na rede de farmácias Mônica ou na loja Armazém da Bicicleta, na Avenida Leitão da Silva. Os participantes vão ganhar um kit com camisa, viseira e água. As doações serão entregues à Paróquia Santa Rita de Cássia