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Pedestres não poderão circular pela ciclovia da Terceira Ponte

Mesmo com mirante, espaço será voltado exclusivamente para uso dos ciclistas, segundo explica o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno

Foto: Gabriel Barros/ Folha Vitória

As obras de ampliação da Terceira Ponte entraram em fase final, com a retirada da atual mureta, que resultará no aumento de quatro para seis faixas destinadas aos veículos. 

Além disso, a Ciclovia da Vida já ganhou forma com a estrutura metálica anexada nas laterais da ponte, que permitirá a passagem de ciclistas entre as cidades de Vitória e Vila Velha. Ao mesmo tempo, a instalação funciona como uma barreira de proteção ao suicídio. 

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, explicou que pedestres não terão acesso à nova estrutura.

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“Será de uso exclusivo para as bicicletas. Estamos estudando como iremos definir o plano de acesso, mas faremos monitoramento remoto por câmeras de vídeo. Inicialmente, quando a ciclovia for aberta, faremos uma campanha educativa de uso”, comentou.

A pista para as bicicletas foi totalmente concretada nos dois sentidos e falta apenas finalizar os acessos em Vila Velha, onde ela será ligada à Avenida Champagnat. Em Vitória, a ligação será com a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, a Beira-Mar.

A ciclovia contará com mirante no vão central, que terá a largura de seis metros, o dobro da largura da ciclovia, e será instalado nos dois sentidos da via. Ficará a 70 metros acima do nível do mar. A expectativa do Estado é oferecer um atrativo turístico a quem faz a travessia no local de bicicleta.

Muretas retiradas irão para reciclagem

Na atual fase das obras estão sendo retiradas as muretas laterais, que vão possibilitar o aumento de quatro para seis faixas na via. Uma nova barreira de proteção foi construída por fora. 

Segundo Damasceno, esse material será encaminhado a empresas que fazem reciclagem de material de construção civil. 

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“É um total de sete quilômetros de material sendo removido, o que dará 5800 toneladas de concreto e aço, que serão utlizados em outras intervenções”, calculou. 

Cada sentido vai contar com três faixas. As pistas laterais serão de uso exclusivo do transporte coletivo e terão mais de três metros. Já as do meio serão para os automóveis. A expectativa com as mudancas é aumentar a capacidade de fluxo de veículos em torno de 40%.  Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.

A Semobi informou que as intervenções devem provocar um pouco mais de trânsito na via para adequar a sinalização. Mas que as duas faixas nos dois sentidos serão mantidas durante os trabalhos.

O governo do Estado investiu R$ 127 milhões na expansão da Terceira Ponte. A previsão é que as obras sejam entregues em maio, mas a expectativa da Semobi é antecipar para abril.