Geral

Peixe com "dentes humanos" surpreende turista mineira no ES; veja vídeo

A turista compartilhou o vídeo e as imagens já passaram da marca de 5 milhões de visualizações. Peixe foi pescado em Anchieta, Sul do Espírito Santo

Foto: Reprodução / Instagram

O vídeo de uma turista de Minas Gerais, que passava dias de lazer com a família no Espírito Santo, viralizou nas redes sociais. Mesmo com poucos segundos, a cena ganhou o mundo pela curiosidade: um peixe com “dentes humanos”.

LEIA TAMBÉM: 

>> Passagem do Transcol e Aquaviário sobe para R$ 4,90; veja quando começa o reajuste

>> O que tem provocado temporais no ES e até quando vai chover? Veja a previsão

>> Idosa morre atropelada na faixa de pedestre em Cariacica e motorista tenta fugir

A turista é Paula Moreira, que contou que a família veio ao Estado para passar um tempo com a avó de 94 anos. Segundo ela, a idosa tinha um carinho especial pela Praia de Porto Velho, em Anchieta, no Sul capixaba.

Minha mãe, como já morou ali, já sabia que em determinado horário os pescadores traziam a pesca do alto-mar. Eles foram buscar pescado e chegaram com o peixe. Eu achei curioso“, contou ela em um vídeo gravado após a repercussão da postagem na internet.

No vídeo, que já ultrapassou a marca de 5 milhões de visualizações, Paula mostra os dentes do peixe. 

Dente assim, igual dentadura? Parece dente de gente. Que isso?“, disse ela no vídeo compartilhado nas redes sociais.

Biólogo explica a espécie de peixe

Segundo o biólogo e mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Daniel Gosser Motta, o peixe é da espécie Sargo-de-Dente, comum em áreas recifais e próximos a bancos de pedras. 

“O peixe do vídeo se trata de um Sargo-de-Dente e é comum na costa capixaba, principalmente próximos aos manguezais, recifes de corais e bancos de pedras”, disse o biólogo.

O biólogo também destacou que os dentes dessa espécie facilitam o peixe a se alimentar.

“A arcada dentária é muito parecida com a nossa e está totalmente ligada a sua dieta alimentar. O Sargo-de-Dente alimenta-se de sururus, ostras e caranguejos. Então durante o seu processo de evolução, os peixes desta espécie que conseguiram desenvolver os dentes, conseguiram se adaptar e passar os genes para os filhotes, assim sucessivamente”, afirmou Daniel.

O especialista também destaca em quais regiões são encontrados o Sargo-de-Dente: “Ele ocorre em todo litoral do Brasil, do Sul ao Norte, chegando até o Caribe”, disse o biólogo.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.