Geral

Peixes são encontrados mortos em canal de Jacaraípe, na Serra

Imagens enviadas para o Jornal Folha Vitória mostram o canal São Patrício tomado de peixes mortos. A Prefeitura informou que equipes foram mobilizadas até o local

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

Dezenas de peixes mortos apareceram no canal São Patrício, localizado em Jacaraípe, no município da Serra, na manhã desta terça-feira (18). A cena foi gravada e encaminhada para a reportagem do Folha Vitória. 

Nas imagens é possível perceber que os animais flutuam sobre as águas. Veja: 

Após a situação, por meio de uma nota, a Prefeitura da Serra informou que equipes foram mobilizadas até o local nesta terça (18) e irão novamente na quarta-feira (19).  A situação e parâmetros do serão analisados e a Fiscalização Ambiental vai apurar se houve alguma atividade anormal na região. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Além disso, o órgão informou que a empresa concessionária de água e esgoto, Serra Ambiental, foi acionada para realizar análises na água com o intuito de identificar a causa. Entre esses parâmetros está a salinidade e a quantidade de oxigênio dissolvido na água, após a finalização, as análises indicarão o que pode ter acontecido.

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

A Prefeitura também explicou que as mortes são ocasionadas por excesso de nutrientes na água, devido à presença de esgoto que, associado ao aumento de temperaturas no final e início do ano, ocasionam a diminuição do oxigênio na água e a consequentemente mortandade de peixes.

LEIA TAMBÉM: Morre Cacau Monjardim, embaixador da moqueca capixaba, aos 93 anos 

Segundo o biólogo, Felipe Mello, diferentes fatores podem gerar uma mortandade de peixes. “Alguns deles estão relacionados aos fatores humanos, mas, também podem estar relacionados com os eventos naturais”, explicou. 

A Cesan, também por meio de nota, informou que, todo esgoto coletado é tratado, devolvido limpo ao meio ambiente e não oferece risco à vida aquática, e que todas as normas técnicas e ambientais vigentes são cumpridas com rigor. 

A Serra conta com 90% de cobertura com serviços de coleta e tratamento do esgoto e todo o sistema opera dentro da normalidade e sem intercorrências. Uma equipe técnica esteve no local para verificar a situação e constatou que a água apresenta coloração clara e límpida, sem aspecto visual de esgoto, finalizou.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), afirmou que não foi notificado até o momento, mas irá enviar uma equipe ao local para averiguar a situação. 

LEIA TAMBÉM: VÍDEO Forro de gesso de quiosque cai e deixa cliente ferida em Vila Velha 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória