Quem utiliza os cartões de bilhetagem eletrônica no Sistema Transcol e perdeu o prazo para atualização dos passes, encerrado na última sexta-feira (14), agora tem de ir até uma das lojas do GVBus para fazer a transferência de dados.
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) já começou a retirada dos validadores antigos dos coletivos, por isso, os usuários devem ficar atentos, pois os cartões que não foram atualizados não vão funcionar nos validadores novos.
Até a última quinta-feira (13), cerca de 50 mil cartões ainda não haviam sido migrados, segundo a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop). A maioria pertence a Idosos, pessoas com deficiência e cartões Passe Fácil (Cidadão), isto é, usuários que não utilizam o sistema com muita frequência.
Onde validar o cartão?
Os passageiros que possuem cartões de gratuidade (Idoso, Passe Livre, PCD, Escolar Gratuito e Comprovação de Renda), devem se dirigir a um desses postos de atendimento: Central Faça-Fácil (Cariacica), Terminais Vila Velha e Laranjeiras, e Loja Central (na Reta da Penha, em Vitória).
Já quem tem cartões Vale-transporte, Passe Fácil e Escolar 50% devem procurar apenas o pós-venda da Loja Central, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 699, Ed. Century Tower, Torre B, lojas 8 e 9, Praia do Canto, em Vitória (ao lado da Caixa Econômica Federal da Reta da Penha).
Em caso de mensagem “Operação inválida ou cartão desconhecido” o que fazer?
1 – Procurar os saldímetros instalados nos Terminais de Campo Grande, Vila Velha, Laranjeiras, UFES e na Loja Central, na Reta da Penha.
2 – Apresentar o cartão no validador azul e, em seguida, apresenta-lo duas vezes no validador vermelho.
É importante lembrar que os saldímetros não são as catracas de solo disponíveis nas entradas dos terminais, onde há cobrança de tarifa. Os saldímetros estão disponíveis nos postos de atendimento, apenas dentro dos terminais de Laranjeiras, Vila Velha e Campo Grande, e nas lojas Central e da Ufes. Nos saldímetros, o processo não cobrará tarifa.
Em caso de mensagem “Transação Incompleta”, o passageiro deverá procurar os postos de atendimento.
Migração
Desde o dia 11 de maio, o Sistema Transcol realiza o processo de migração do atual sistema de bilhetagem eletrônica para um novo, o que vai permitir a implantação do Bilhete Único Metropolitano e abrir um leque de novos serviços, segundo a Ceturb.
“A mudança de validador foi motivada por questões tecnológicas. Estamos trocando os aparelhos atuais por outros que possuem as mesmas funções dos antigos, porém, de forma integrada em um único módulo gestor: bilhetagem eletrônica, biometria facial, câmeras de segurança. Isso irá modernizar o sistema e facilitará a realização de manutenções e acompanhamento”, explica o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.