A dona de casa Graça Alvarino, de 48 anos, busca por um recomeço após sua residência pegar fogo no bairro Jardim Carapina, na Serra, na noite desta quarta-feira (28). As cenas pareciam um pesadelo, que Graça diz ainda não ter acordado.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Perdi tudo, tudo, tudo. A ficha não caiu até agora. Parece que eu não acordei do pesadelo. Vou começar do zero”, contou à reportagem da TV Vitória/Record, que esteve no local.
Ela mora com os dois filhos, uma mulher de 27 anos e um jovem de 18, que possui TEA (transtorno do espectro autista). Ninguém estava dentro de casa na hora do incêndio..
No entanto, os animais de estimação estavam no quintal. Quatro cachorrinhos da família foram resgatados. Mas uma cadela e os três filhotinhos não conseguiram sair a tempo e morreram.
O incêndio foi identificado pelos vizinhos, que acionaram o Corpo de Bombeiros e entraram em contato com a dona da casa. Mesmo com os esforços para combater as chamas e tentar salvar a casa, só restaram destroços, cinzas e muita fumaça.
“Quando eu cheguei, passei mal. Eu queria ultrapassar a faixa para acudir os cachorros, para salvar. Os vizinhos me ampararam. Minha pressão subiu, eu suei frio. Meu coração acelerou e veio um turbilhão de coisas na minha cabeça”, disse.
Uma das vizinhas, Andreia Oliveira Sena, autônoma, que presenciou a cena, informou que a preocupação era de que a família estivesse dentro de casa.
“Nós pensamos que eles estavam lá dentro. Foi um desespero total. Quando ela chegou, eu fiquei aliviada. Ela é uma pessoa muito boa. A casa foi construída com auxílio de várias pessoas. Ela é muito humilde, não tem condições de reconstruir”, contou.
LEIA TAMBÉM: Instituto emite alerta amarelo para chuva em todas as cidades do ES
Por nota, o Corpo de Bombeiros Militar informou que foi para a ocorrência e, em um primeiro momento, os militares iniciaram buscas para saber se tinha alguém dentro do imóvel, utilizando câmara térmica e lanternas.
Ao confirmar que a família não estava na residência, foi feito o combate às chamas.
“Desta forma, os militares se concentraram no combate às chamas, retirando populares que tentavam apagar o fogo do local e iniciando o combate direto, usando água e também espuma. Após extinguir totalmente as chamas, os militares realizaram o rescaldo, com o uso de enxadas, evitando a reignição”, diz a nota.
No entanto, ainda não se sabe a causa do incêndio.
Doações para a família
A família disponibilizou uma chave Pix para quem desejar fazer doações, através do e-mail [email protected]. Os números de contato são: (27) 99527-6970 ou (27) 99969-9568.
*Com informações de Ana Carolini Mota, repórter da TV Vitória/Record.