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Perfis falsos e mensagens indevidas sobre encomendas dos Correios: saiba como evitar golpe!

Passar informações pessoais pode trazer inúmeros transtornos e prejuízos financeiros para as vítimas

Desde março, quando foram registrados os primeiros casos de coronavírus e o isolamento social teve inicio em muitas cidades do país, as compras pela internet têm aumentado. Além do jeito de consumir, o golpes digitais também estão se transformando. Os Correios, por exemplo, alertam para falsas mensagens de alerta sobre encomendas. 

De acordo com a distribuidora, conteúdos que circulam na internet, por meio de sites, e-mails, mensagens instantâneas, redes sociais e SMS podem ocultar intenções criminosas para realização de fraudes online.

Neste tipo de crime, os suspeitos costumam utilizar o nome de empresas conhecidas para atrair as pessoas. O golpe pode trazer inúmeros transtornos e prejuízos financeiros para as vítimas.

Além de prestadoras de serviços e instituições bancárias, que também são alvos dos criminosos, os Correios também estão tendo frequentes alegações de  grupos ou pessoas mal intencionados. A empresa explica que não envia mensagens eletrônicas sem prévia autorização do cliente e não dá permissão para que terceiros o façam em seu nome. A orientação do órgão é para que os clientes a não abram os arquivos ou cliquem nos links que são enviados. 

As falsas mensagens costumam informar sobre a tentativa de entrega de uma encomenda. Nas redes sociais, perfis falsos se apresentam como “Suporte Correios”, e oferece ajuda em troca de informações dos clientes. 

Canais oficiais

Segundo os Correios, qualquer interação da empresa com os clientes segue rígidos procedimentos de segurança e confiabilidade. A Central de Atendimento dos Correios (CAC), quando acionada por meio das redes sociais, solicita apenas informações sobre objetos postais. Durante o atendimento, a Central envia o link de acesso a página do “Fale Conosco” dos Correios e orienta os clientes a registrarem a manifestação na plataforma.

A empresa alerta ainda que todos os perfis oficiais nas redes sociais possuem um selo azul de autenticidade ao lado do nome da página. As dúvidas também podem ser sanadas pela Central de Atendimento, nos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou ainda pelo Fale Conosco, no site.  

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
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Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.