O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de chuvas intensas para todos os municípios do Espírito Santo. O aviso, com grau de severidade classificado como ‘perigo potencial’, foi emitido na manhã desta quarta-feira (9) e vale até às 10h30 de quinta (10).
Segundo o Inmet, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
O instituto destaca alerta também para o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Como fica o tempo no Espírito Santo nos próximos dias?
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a partir da tarde desta quarta, pancadas de chuva com trovoadas podem atingir a região Sul e os trechos Sul e Leste da Região Serrana.
Já a partir do fim da tarde, as trovoadas avançam pela Grande Vitória, trecho Leste da Região Serrana e nos trechos Sul e Oeste da Região Noroeste.
Já na quinta-feira (10), há possibilidade de chuva rápida pela manhã no litoral Norte e pancadas de chuva à tarde nos trechos das regiões Sul e Serrana. Poucas nuvens nas demais áreas do Estado, sem chance de chuva. O vento sopra com moderada intensidade por todo o trecho litorâneo.
Na sexta-feira (11), o tempo instável permanece em algumas regiões. Há previsão de chuva rápida entre a madrugada e manhã no litoral norte e tendência de tempo aberto nos demais horários.
A partir da tarde, áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com trovoadas na região Sul e nos trechos Sul e Leste da Região Serrana. Não chove nas demais áreas do Estado, inclusive na Grande Vitória.
De acordo com o instituto, no sábado (12) e domingo (13), o dia será de poucas nuvens e calor até o final da manhã. Porém, a partir da tarde, áreas de instabilidade associadas ao calor e a umidade provocam pancadas de chuva com trovoadas em pontos isolados do Estado. O vento pode soprar com intensidade moderada pelo trecho litorâneo
Leia também:
>> Jovem que morreu afogado em praia de Vila Velha sentiu que ia morrer, diz família
>> Capixaba desaparecido vê cartaz de “procura-se” com própria foto em Paris e pede ajuda