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Perisfera seleciona 100 estudantes da periferia da Grande Vitória para projeto de inovação

Parceria entre a Junior Achievement Espírito Santo e a Azys Inovação vai levar inovação para jovens de periferia

Foto: Perisfera
Sensibilização dos alunos da escola Fiotentino Avidos, ocorrida nesta quarta (14)

Com o objetivo de incentivar projetos de inovação para jovens na periferia da Grande Vitória, ambiente que era usualmente deixado de lado em iniciativa de empreendedorismo, foi criado um projeto chamado Perisfera. 

O planejamento foi feito por meio da parceria entre a Junior Achievement Espírito Santo e a Azys Inovação.

O motivo principal da grande ação, que tem o apoio da Rede Vitória, é de capacitar adolescentes de escolas públicas para o mercado de trabalho do futuro. Segundo Denis Ferrari, da Azys, empresa considerada uma aceleradora de startups, a conexão com a Jr. Achievement se deu justamente porque a periferia é um espaço de muito potencial e grandes talentos e que, apesar disso, não era observada pelo ecossistema da inovação.

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“Organizamos o projeto em cinco grandes etapas, que abrangem: escolha de dez escolas na Grande Vitória, sendo duas por cidade; a seleção de dez alunos do ensino médio por escola, escolhidos pelos professores e pedagogos, não levando a nota do boletim escolar como ponto de corte. A partir daí, os 100 estudantes serão colocados em 20 grupos e é dado início a uma capacitação para que eles criem projetos que resolvam problemas da periferia”, orientou.

Confira cronograma de ações:

Os alunos serão orientados por voluntários vindos de grandes empresas para tirar os projetos do papel, validarem e fazerem um “pitch”, que é uma espécie de apresentação cronometrada sobre as ideias. 

Os pitches serão avaliados por várias startups do mercado capixaba, o que vai se traduzir em uma apresentação final, com os melhores colocados, no ESX (Espírito Santo Innovation Experience), que é o maior evento do estado em termos de inovação, promovido pelo Sebrae.

Neste ano será a primeira edição do programa, mas a expectativa é de que ele só cresça. “Tem tudo para envolver ainda mais alunos no ano que vem, em um volume maior. Mas o que a gente quer promover esse ano é um colorido maior, uma inclusão maior, no ecossistema de inovação”, disse Ferrari.

As melhores ideias receberão prêmios em dinheiro e oportunidades para colocar em prática o aprendizado com acompanhamento direto de empresas capixabas parceiras do projeto. Essa experiência faz com que esses jovens possam conduzir e empreender no seu próprio negócio e no mercado de trabalho.

“Vai muito além de uma premiação em dinheiro, o que mais buscamos como objetivo é que esses alunos possam ser vistos e absorvidos por esse ecossistema de alguma maneira. O projeto precisa agora de ajuda e estamos fazendo um ‘Crowdfunding’ (financiamento coletivo), válido tanto para pessoas físicas como jurídicas, que podem doar a partir de R$ 5 na plataforma”, disse o representante da Azys.

Confira as escolas participantes:

Sobre as inscrições ao projeto, Erika Gusmão, da Jr. Achievement, explicou que são feitas diretamente nas escolas, com análise por professores e pedagogos. “Enfatizamos isso porque não existe uma inscrição completamente aberta, só podem participar, nesta edição, as escolas pré-selecionadas. E para saberem mais, os alunos e pais podem buscar a coordenação das instituições”, iniciou.

“Nos dias 1 e 8 de outubro teremos um treinamento teórico dado para eles on-line, depois teremos encontros com mentores voluntários, que trabalham geralmente no ecossistema de inovação. Mas quem vai desenvolver tudo são os próprios adolescentes. Os encontros serão principalmente nas escolas, mas também poderão ser executados dentro de algum lugar do ecossistema de inovação”, acrescentou.

Segundo ela, os encontros serão sempre acompanhados também de representantes das escolas e deverão ser autorizados pelos responsáveis legais dos participantes, já que se tratam de menores de idade.

Premiação

De acordo com Gusmão, as premiações serão, respectivamente, de R$ 4 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, para os três primeiros grupos, consagrados vencedores. Os valores deverão ser divididos entre os participantes de cada startup. 

Além dos valores, o primeiro lugar na disputa será imerso na Perisfera, com direito a um mês dentro da Azys sendo assessorado com relação à startup criada.