Geral

Pescadores realizam manifestação em Vitória na manhã desta segunda-feira

O protesto é por conta do afastamento do ex-superintendente federal da pesca, Rafael Castro, após a fusão da superintendência da pesca com a de agricultura

Os pescadores interditaram as vias por alguns munutos e o trânsito ficou lento no local Foto: Reprodução

Uma manifestação de representantes da União Geral dos Trabalhadores do Espírito Santo e dos movimentos da pesca no Estado realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (6), na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Vitória

Veja como está o trânsito em tempo real!

Com faixas, os manifestantes interditaram as vias por alguns minutos e liberaram um delas, mas o trânsito continuou lento no local durante o início da manhã.

O protesto, segundo os trabalhadores, é por conta do afastamento do ex-superintendente federal da pesca, Rafael Castro, após a fusão da superintendência da pesca com a de agricultura.

O presidente em exercício da UGT-ES, Juscelino Brzesky, informou que os pescadores possuem uma ótima relação com o ex-superintendente e a UGT sempre acompanhou e disponibilizou espaço para que a categoria discutisse os rumos de suas reivindicações, ainda mais após o episódio do desastre da Samarco, envolvendo o Rio Doce e centenas de pescadores. 

Para o presidente da Federação das Associações de Pescadores Profissionais, Artesanais e Aquicultores do Espírito Santo (FAPAES), Manoel Bueno dos Santos, a permanência do Rafael Castro como superintendente é primordial para que os avanços continuem acontecendo no setor pesqueiro. “O Rafael permitiu a reaproximação dos pescadores com o Governo e permitiu que fosse criado um espaço de diálogo que pudesse dar a proteção que os trabalhadores da pesca nunca tiveram antes. Sua permanência no cargo é primordial para que todo o trabalho feito até aqui não se perca e tudo volte a ser como antes”.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que apenas cumpre o que a lei determina.