Os pescadores profissionais, artesanais, armadores ou industriais proprietários ou arrendatários de embarcações pesqueiras e residentes de Itapemirim continuam usufruindo o benefício concedido pela Prefeitura ao abastecerem.
O Projeto “Óleo do Futuro”, lançado em outubro, tem a finalidade de financiar parte do abastecimento de combustíveis das embarcações cadastradas, ou seja, custear com subsídio, 25% do valor total do óleo diesel.
O mestre de embarcação, José Farias, conhecido como Dengo, explica que o benefício contribui para o sucesso da atividade. “Ficamos muito felizes em receber esse benefício. Este sistema vai nos ajudar muito, pois vai permitir que nós, pescadores, tenhamos uma redução significativa na compra de óleo diesel.
Para se cadastrar, o pescador precisa comparecer à Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca, em Itaipava, das 8h às 16h, para retirar a autorização de abastecimento e receber orientações sobre o abastecimento. Para realizar o cadastro são o CPF, documento de identificação com foto (RG, CNH OU CTPS), comprovante de residência atualizado, Título de Inscrição da Embarcação (TIE) e comprovante de residência atualizado da tripulação.
Segundo o prefeito em exercício, Thiago Peçanha Lopes, a pesca é uma atividade importante para a economia do município. “Respeitamos e reconhecemos a importância da classe pesqueira para a cidade e queremos ajudar a incrementar a atividade econômica”, completa.