Geral

Pesquisa realizada em Guarapari compara preços de produtos e encontra diferença de mais de 150%

Os itens pesquisados vão de alimentos a produtos de higiene pessoal e limpeza

Foto: Foto ilustrativa

Entre os dias 4 e 6 de setembro, o Procon de Guarapari realizou uma pesquisa de preços de 50 produtos considerados de primeira necessidade. Ao todo, seis estabelecimentos comerciais da cidade foram analisados para obtenção do valor praticado na venda de alimentos e itens de higiene pessoal e limpeza.

De acordo com o órgão, vinculado a Procuradoria Geral do Município, o objetivo da pesquisa e da divulgação é incentivar a prática do consumo consciente e ajudar o consumidor a ter acesso aos valores de maneira mais fácil, para que possam realizar a comparação e fazer a melhor escolha. Além disso, orienta para uma maior economia e organização do orçamento doméstico, contribuindo para o equilíbrio financeiro das famílias.

A comparação revelou que as diferenças podem afetar diretamente o orçamento do consumidor. O mamão havaí apresentou diferença de 129,60%, enquanto o açúcar cristal 56,43% e o quilo do frango teve variação de mais de 60%. A pesquisa mostra, ainda, que as variações de preços podem passar dos 150%. Esse é o caso do maço de salsa, que chegou a ser encontrado por R$ 2,49 em um determinado estabelecimento e a R$ 0,98 em outro, uma variação de 154%.

Foto: Reprodução

*Com informações da Prefeitura de Guarapari