Pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas no Estado têm até o dia 1° de fevereiro para apresentar propostas para o Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), conforme o edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Para participar da seleção, o coordenador do projeto deve ter título de doutor e atuar em uma dessas instituições.
O edital pode ser conferido no site da Fapes. Segundo a interlocutora do PPSUS na Sesa, Solange Maria Loss Corradi, o Programa tem o objetivo de incentivar e financiar pesquisas de forma descentralizada, atendendo às necessidades próprias dos estados na área de saúde.
Neste ano, serão selecionados projetos de pesquisa com os seguintes temas prioritários: Gestão do SUS; Gestão do trabalho e da educação permanente em saúde; Vigilância de riscos e agravos à saúde individual e coletiva; Avaliação de políticas, programas, serviços e tecnologias.
Solange explica que o Programa de Pesquisa para o SUS envolve parcerias no âmbito federal e estadual, participando o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que participa na eleição das linhas de pesquisa e do comitê que avalia os projetos.
“O PPSUS é desenvolvido no Estado desde 2006 e já financiou mais de 50 projetos de pesquisa, desenvolvidos por pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa localizados no Espírito Santo. E, estão em andamento 18 pesquisas contratadas em 2014 e, no momento, aberto este novo edital”, informa Solange Corradi.