Durante a Festa da Penha, um evento que chega à 16ª edição é a Romaria das Pessoas com Deficiência, que deverá acontecer neste sábado (15), com concentração na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, às 7h30.
A caminhada de fé e devoção a Nossa Senhora da Penha será realizada pelo Fórum de Entidades de Pessoas com Deficiência, da qual a Federação das Apaes do Espírito Santo faz parte.
Há muitos anos, a romaria ultrapassou a dimensão religiosa, fortalecendo-se como um importante espaço de promoção das pessoas com deficiência e suas conquistas e de manifestação pela garantia de respeito e inclusão ampla.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Sobre o assunto, Daniela Rosa de Oliveira, diretora administrativa da Vitória Down, associação que tem como objetivo social a oferta de serviços que visam à inclusão social das pessoas com a síndrome cromossômica, explicou que este é um momento de extrema importância.
“A Festa da Penha envolve um número muito grande de capixabas e turistas, trazendo visibilidade à causa. Nós nos reunimos com várias entidades para falar sobre a pessoa com deficiência. Então, além de ser um momento de oração, é, ao mesmo tempo, momento de tratar das dificuldades das pessoas que vivem com qualquer deficiência no Brasil e no Estado”, pontuou.
Daniela acrescentou que a Vitória Down faz parte da comissão de organização da romaria. “Estaremos lá no sábado e também participaremos do momento da celebração da missa, quando um jovem com síndrome de Down entrará com a bíblia”, disse.
A Federação das Apaes (Feapaes-ES) afirmou que a cada ano aumenta o número de participantes, atraindo o apoio da sociedade e dos veículos de comunicação capixaba.
“Importante ressaltar que em 2022 alcançamos a mobilização de mais de mil pessoas. A Feapaes-ES tem o imenso prazer em te convidar para compartilharmos este momento de grande representação para as Apaes e Coirmãs”, pontuou a entidade.