Geral

Piloto de parapente que caiu durante campeonato em Baixo Guandu era do Rio de Janeiro

Segundo a PMES, a vítima foi localizada pelos militares, porém já estava sem vida. O corpo foi transportado até uma área de fácil acesso, no topo da montanha onde passará pela perícia

Piloto de parapente que caiu durante campeonato em Baixo Guandu era do Rio de Janeiro

O piloto de parapente Alessandro Heringer de Jesus, que morreu após cair durante o campeonato Pan-Americano da modalidade, que acontece na Rampa do Monjolo, no município de Baixo Guandu, região Noroeste do Espírito Santo, na tarde desta segunda-feira (02), era do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo prefeito do município, Neto Barros.

“Teve o óbito. O piloto é do Rio de Janeiro, mas não tenho mais dados pois estou em Vitória. Logo mais terei mais informações. O corpo ainda está no hospital”, disse o prefeito.

Segundo a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), uma equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) foi acionada, no início da tarde desta segunda-feira (02), para prestar apoio ao Corpo de Bombeiros, no resgate do piloto. “A vítima foi localizada pelos militares, porém já estava sem vida. O corpo foi transportado até uma área de fácil acesso, no topo da montanha onde passará pela perícia”, informou a PMES.

Referência

A Rampa do Monjolo é a maior referência do Espírito Santo no esporte. O local, que fica a uma altitude de 860 metros e possui um desnível de 710 metros, já sediou duas etapas do Campeonato Mundial do esporte e está previsto, para acontecer entre os dias 14 e 21 deste mês, mais uma etapa do Mundial.

Segundo o vice-presidente da Federação Capixaba de Voo Livre, Raney Modeneze, a Rampa do Monjolo é segura e considerada uma das cinco melhores do Brasil para esse tipo de competição. Com relação ao acidente, ele ressalta que ainda é cedo para qualquer avaliação, mas acredita em uma fatalidade. “A Rampa do Mojolo exige dos pilotos um nível de experiência elevado, já que possui condições térmicas (que influenciam na navegação), muito particulares. Em uma competição como essa, é normal ter mais de 100 pilotos no ar ao mesmo tempo. Dessa forma, como não sabemos de qual altura foi a queda, fica difícil apontar as causas do acidente”, afirma.

Pan-Americano

A 1ª etapa do campeonato Pan-Americano de parapente começou no dia 30 de março e está prevista até o dia 7 de abril. Na disputa estão 140 pilotos de 22 países.