Manila, Filipinas – Homens armados atacaram um navio de carga do Vietnã na extremidade sul das Filipinas, matando um tripulante vietnamita e sequestrando outros seis, incluindo o capitão da embarcação, disse a guarda costeira filipina nesta segunda-feira.
De acordo com o porta-voz da Guarda Costeira, Armand Balilo, a embarcação MV Giang Hai, com 17 tripulantes a bordo, foi atacado por piratas na noite de domingo a cerca de 31 quilômetros ao norte de Pearl Bank em Tawi-Tawi, a província mais ao sul das Filipinas.
A Guarda Costeira das Filipinas, policiais e fuzileiros navais estavam perto da ilha de Baguan da província. Ao embarcarem no navio, encontraram 10 marinheiros vietnamitas vivos e um morto.
Pham Van Hien, chefe do departamento de segurança da companhia de navegação Pham Hai e proprietário do navio de carga com base na cidade portuária do norte do Vietnã de Hai Phong,
disse que o capitão estava entre os sequestrados. O ataque ocorreu enquanto o navio transportava 4.500 toneladas de cimento da Indonésia para as Filipinas.
Os homens armados destruíram alguns dos equipamentos do navio, mas os 10 tripulantes restantes
conseguiram navegar o navio, disse Hien.
Balilo disse que as operações de perseguição estão em andamento, mas a localização dos tripulantes e a identidade dos atacantes permanecem desconhecidas. Fonte: Associated Press.