Ter plantas em casa vai além de levar mais beleza para seus ambientes: o verde purifica o ar, ajuda a abafar os sons externos e ainda tem impactos positivos até mesmo na saúde mental dos moradores.
Para cultivar plantas em casa é preciso, contudo, saber qual espécie é ideal para cada cômodo e como cuidar delas. Seu lar também vai ficar muito mais agradável se você tiver algumas dicas de decoração para trazê-las para seus ambientes.
Por isso, o Folha Vitória selecionou 10 dicas de plantas de casa, para você colorir e florir a sua!
Benefícios de ter plantas em casa:
São muitas as vantagens de cultivar o verde dentro de casa.
Bem-estar e saúde mental
Uma pesquisa do Science Direct concluiu que cuidar de plantas em casa, pelo menos duas a três vezes por semana, oferece melhorias de bem-estar, alívio de estresse e na inclusão de atividade física leve na rotina.
Pureza do ar
As folhas são capazes de filtrar as toxinas presentes no ambiente, reduzindo a poluição no local. As plantas também são responsáveis por trazer mais umidade, melhorando a qualidade do ar da sua casa.
Refresca o ambiente
As plantas podem ter um efeito refrescante nos seus cômodos porque a vegetação aumenta a umidade do ar.
Decoração natural
Folhas e flores trazem mais vida, cor e alegria para o ambiente. Elas são capazes, ainda, de compor ambientes de maneira elegante e estratégica.
Abafa ruídos externos
As plantas alteram a acústica do ambiente, já que diminuem o tempo de reverberação do som. Assim, podem reduzir os barulhos externos, proporcionando uma casa muito mais silenciosa e agradável.
Plantas de casa:
Veja quais são as melhores plantas para se ter em casa, em cada ambiente.
Antúrias
Ficam perfeitas nos banheiros e na cozinha, porque são resistentes à pouca luminosidade. As antúrias purificam o ambiente e absorvem a amônia liberada por produtos.
Gérberas
Lindas, coloridas e ideais para locais com iluminação indireta – ou seja, ambientes iluminados, mas sem incidência direta de sol. As gérberas purificam e refrescam o ar, e ajudam até mesmo a combater a insônia. Por isso, elas são plantas para serem colocadas nos quartos.
A Gérbera prefere um solo mais seco, portanto, cuidado com as regas em excesso.
Palmeira-bambu
A palmeira-bambu é uma planta linda. Ela pode ser colocada perto de cortinas, sofás e guarda-roupas, porque é capaz de absorver compostos químicos liberados por tecidos. Portanto, além de decorar o ambiente, levando leveza e frescor, a palmeira-bambu torna o ar mais limpo.
É mais saudável para a palmeira-bambu ficar em ambientes com boa iluminação.
Samambaia
A samambaia é uma das plantas mais famosas em lares e até mesmo ambientes de trabalho. Ela se adapta muito bem a locais com pouca luz, pouca água e com umidade. Por isso, é super fácil de cuidar. Quando colocada no alto, chama a atenção por quebrar a monotonia do ambiente e levar mais leveza ao local.
Yucca
A Yucca é perfeita para espaços abertos, pois suporta sol e calor. Tem folhas grandes, duras e com espinhos, e um tamanho razoável. Com esta planta, sua varanda vai ficar muito mais alegre e charmosa.
Orquídea
Sem exagerar, a orquídea é uma das plantas mais lindas do mundo. Suas cores e sua delicadeza encantam qualquer ambiente. Ela gosta de locais arejados e úmidos, mas sem muita luz.
Bromélia
Para quem quer adicionar mais cor em casa, e o melhor, para quem tem pet – a bromélia é uma planta ideal para sua casa. Linda, colorida, exótica e rústica, ela também é atóxica para bichinhos que, porventura, venham a brincar com a bromélia.
Ela gosta de umidade e de iluminação indireta.
Avenca
As avencas preferem a meia-sombra, em ambientes bastante ventilados e úmidos. Apesar de majestosa, é extremamente delicada, e é uma ótima planta para decorar o seu quarto.
Espada de São Jorge
Uma planta excelente purificadora do ar e do ambiente. Há quem acredite que a Espada de São Jorge limpa até mesmo as energias do local.
A planta é majestosa e resistente. Precisa de regas espaçadas e sem excesso de água. Certifique-se sempre de que ela está em um vaso de tamanho adequado, pois suas raízes crescem bastante.
Costela de Adão
A Costela de Adão dá um ar tropical e leve para a sua casa. É uma planta muito bonita e charmosa para arrasar na decoração da sua sala ou da sua varanda.
A planta deve ser regada uma vez por semana. Mas se estiver muito quente, pode regá-la duas vezes a cada sete dias.