A Polícia Militar começou a cumprir um mandado de reintegração de posse na manhã desta quinta-feira (3), em uma área que foi ocupada ao lado da Rodovia Leste-Oeste, no bairro Vale Encantado, em Vila Velha.
O Batalhão de Missões Especiais (BME) e o Batalhão de Choque chegaram ao local e os moradores prometeram resistir. Eles estão revoltados com a situação.
Revoltados, os moradores pedem que a prefeitura entre em contato. No local, uma mulher grávida chegou a passar mal, foi socorrida por moradores e em seguida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Os moradores disseram que não vão sair do local, mas atenderam ao pedido da prefeitura para que liberassem a rodovia. Eles retiraram as madeiras e pneus que estavam impedindo a passagem dos veículos, mas por volta das 9h20 resolveram atear fogo nos barracos.
A Prefeitura de Vila Velha informou, por meio de nota, que o terreno é particular e o caso está sendo acompanhado pela Justiça e pelos proprietários da área. Esclareceu que os moradores que estiverem cadastrados na Coordenação de Políticas Habitacionais do município podem ser atendidos, mas não em função da invasão.
A nota também diz que o município segue a política habitacional aprovada pelo Conselho de Habitação e atende as demandas dentro deste cadastro e dos critérios necessários, que são definidos também pelo Plano de Habitação. Reforçou ainda que administração municipal junto à Caixa Econômica está entregando quase 500 moradias na Região 5 de Vila Velha para os moradores aprovados pelo Conselho de Habitação e que receberam visitas técnicas das equipes da Prefeitura.
Ocupação
A princípio, pessoas no local teriam dito que o proprietário do terreno seria o Município de Vila Velha, mas depois de um tempo a propriedade foi reivindicada por uma família conhecida no Estado. Como o assunto começou como sendo de interesse do Município, a Guarda Municipal foi acionada. Ao final da ocorrência também houve um registro de Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar.