Depois da polêmica causada pela foto dos estudantes de Medicina da Universidade de Vila Velha (UVV), a Universidade Regional de Blumenau (Furb), em Santa Catarina, informou que vai apurar o envolvimento de cinco universitários do último ano do mesmo curso que também aparecem em uma imagem fazendo gestos com as mãos em alusão ao órgão sexual feminino.
A instituição catarinense instaurou uma comissão para apurar o caso. Na imagem, um jovem está de jaleco, e dois usam estetoscópios. Segundo a Furb, a imagem foi feita no Teatro Carlos Gomes, no centro de Blumenau. Não há informações sobre a data da foto.
Por meio de uma nota, a Furb informou que “ao tomar conhecimento de imagem veiculada nas redes sociais de alguns estudantes em postura ofensiva à sociedade, incompatível com os valores que regem a nossa instituição, repudia o episódio”.
A foto dos estudantes de Santa Catarina foi postada na manhã da última terça-feira (11) por uma professora do Rio de Janeiro. Na legenda da postagem, ela criticou a postura dos futuros profissionais. “Parece que os futuros médicos de Blumenau acharam bonito e resolveram imitar. Dá para parar ou é tão difícil assim ser ético?”, escreveu.
A publicação já soma 10 mil reações, mais de sete mil compartilhamentos e quase dois mil comentários, que dividem opiniões a respeito do assunto. “Por essas e outras que não me sinto confortável com ginecologista homem. Essas imagens só reforçam minha preferência por ginecologista mulher”, comentou uma internauta. “Sei que muita gente pode não concordar comigo, mas por favor parem e pensem no que vocês estão fazendo”, postou outro.
Caso capixaba
Na última segunda-feira (10) uma foto gerou polêmica nas redes sociais. Após reuniões, a instituição informou que os alunos que aparecem na imagem podem ser até expulsos da universidade. A decisão sobre a punição aos estudantes será tomada após a conclusão de uma sindicância, aberta na segunda-feira, que tem como objetivo apurar a conduta dos envolvidos e cujo prazo de conclusão é de 30 dias úteis.
De acordo com a Universidade de Vila Velha (UVV), os alunos estão sujeitos a três tipos de punição: advertência escrita e verbal, suspensão de três a cinco dias ou o desligamento da instituição. Ainda segundo a UVV, a comissão de sindicância é composta por profissionais da própria instituição.
Com informações do Estadão.