Celulares roubados agora serão bloqueados a pedido da Polícia Civil (PC). Um novo sistema de registro de roubos e furtos foi lançado no mês de agosto e vai possibilitar que o aparelho seja bloqueado quando tiver sido retirado do proprietário.
Até o momento são 265 aparelhos em condições de bloqueio, ou seja, com solicitações para bloquear aguardando as operadoras autorizarem. Segundo a delegada Gracimeri Gaviorno, chefe da Polícia Civil no Estado, as pessoas costumam efetuar apenas o bloqueio da linha.
“As pessoas não bloqueiam o aparelho e os criminosos trocavam chip utilizava o celular”, afirmou.
Para fazer o bloqueio do aparelho é preciso que a vítima forneça o CPF e o numero do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel). Com esse novo procedimento, a Polícia espera inibir os furtos e roubos de celulares e também conseguir devolver os aparelhos recuperados para os proprietários.
“Nós apreendemos muitos aparelhos e não conseguimos devolver e identificar o proprietário”, contou a delegada.
O Espírito Santo é o segundo estado a utilizar esse procedimento de bloqueio, atrás apenas de São Paulo. Antes a vítima tinha de fazer um boletim de ocorrência (BO) e procurar sua operadora para bloquear o aparelho. Todos os pedidos agora ficam a cargo da PC.
O dono do celular pode conseguir o IMEI na nota fiscal da compra do aparelho, na lateral da caixa do produto ou digitando *#06# no teclado, que o próprio celular mostrará. A PC terá uma reunião na próxima semana com a Anatel para que as solicitações de bloqueio de aparelho sejam feitas online.