Peritos da Polícia Federal coletaram amostras da areia da Praia de Camburi, em Vitória, na tarde desta sexta-feira (22). O objetivo é verificar se no local há materiais pesados, como ferro e outros minerais, que possam ter origem nas atividades das empresas que operam no Complexo Portuário de Tubarão.
De acordo com a Polícia Federal, a coleta aconteceu no final da praia de Camburi e foi prejudicada pelo mau tempo. A imprensa não pôde acompanhar o trabalho dos peritos e nem mesmo filmar as amostras colhidas.
Uma segunda coleta seria realizada ainda nesta sexta-feira, na praia da Curva da Jurema, mas acabou sendo cancelada. O material deverá ser colhido na próxima semana, segundo a PF.
O material colhido na Praia de Camburi já está na sede da Polícia Federal no Espírito Santo para ser analisado. No entanto, segundo a corporação, somente quando os peritos tiverem em mãos todas as coletas é que serão iniciadas as análises, devendo ter algum resultado em 30 dias.
Interdição
O Porto de Tubarão foi interditado pela Polícia Federal, após decisão da 1ª Vara Federal Criminal, para investigação de supostos crimes ambientais decorrentes da emissão de poluentes atmosféricos e de partículas sedimentadas – o famoso “pó preto” – no mar e no ar da Grande Vitória.
Durante a operação na manhã de quinta-feira, a PF lacrou os equipamentos utilizados para o embarque e desembarque desses materiais. Por tempo indeterminado o complexo portuário está proibido de movimentar cargas de minério e carvão.
Policiais federais estiveram no complexo portuário, em novembro do ano passado, e registraram em imagens a poluição do ar e da água do mar, proveniente das atividades produtivas no Porto de Tubarão. Além disso, eles coletaram amostras da água naquela região, para análise. Essas provas colhidas foram fundamentais para a decisão da Justiça Federal de interditar o complexo.
O Porto de Tubarão é administrado pela Vale e está localizado na ponta de Tubarão, na parte continental do município de Vitória. Além do minério de ferro, movimenta diversas outras cargas, como grãos e combustíveis.