Sete policiais do Piauí serão investigadas por suposto ‘uso indevido de farda’ após aparecerem com os trajes num desafio publicado no aplicativo TikTok. A Polícia Militar, de acordo com o portal Uol, abriu uma sindicância para apurar o fato.
No vídeo, as mulheres aparecem com as fardas, passando o boné da PM e depois são vistas com roupas comuns. Ainda de acordo com a publicação do portal, a assessoria jurídica das policiais envolvidas no vídeo garante que a postura da corporação é machista e discriminatória.
Já a corporação, argumentou por nota enviada à imprensa, que ‘a farda é um dos principais símbolos da instituição e deve ser usado somente em serviço’. Disse ainda que a investigação não é preconceituosa e que casos similares envolvendo homens também estão sendo apurados.
Em entrevista a veículos da imprensa nacional, uma das policiais que aparece no vídeo se disse surpresa com a abertura da sindicância. Segundo a sargento Elineuda Morais, a ideia era uma forma de enaltecer a beleza da policial, valorizar o trabalho e mostrar que a mulher pode estar onde quiser.
Confira o vídeo envolvido na polêmica: