Uma agente da Polícia Civil com fantasia que remete à cena de um crime – a faixa amarela e preta usada para isolar a área um delito – participou da prisão de suspeitos de furtos de telefones celulares em blocos de carnaval na zona sul de São Paulo, neste domingo, 2.
LEIA TAMBÉM:
- Mulher é baleada durante assalto em ônibus do Transcol na Serra
- Jovem de 19 anos é assassinado a facadas em Afonso Cláudio
- Homem é preso por tentativa de estupro em Santa Maria de Jetibá
No vídeo divulgado pelo secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, mostrou a apreensão de 11 celulares com um suspeito na zona sul de São Paulo, nas imediações do Parque Ibirapuera.
https://www.instagram.com/tv.sbc/reel/DGu3wyjOegU/
O suspeito foi flagrado praticando os crimes e surpreendido por uma agente fantasiada. Em uma bolsa presa ao corpo, ele estava com os aparelhos furtados e roubados durante a festa, de acordo com a polícia. O homem foi encaminhado ao 27º Distrito Policial, onde a ocorrência foi registrada.
Em uma segunda abordagem, os policiais flagraram dois homens com um simulacro de arma de fogo. O objetivo foi apreendido e a ocorrência encaminhada ao 16º Distrito Policial.
A Polícia Militar contabilizou neste domingo 60 ocorrências em todo o estado de São Paulo relacionadas ao carnaval. Ao todo, 15 pessoas foram detidas e dez celulares recuperados.
No sábado (1º), foram mais de cem ocorrências, com 20 detidos, 22 celulares recuperados e uma arma de fogo apreendida no estado.
O uso de agentes fantasiados faz parte de uma estratégia da SSP em que, desde o ano passado, agentes se infiltram entre os foliões para identificar e prender criminosos que se aproveitam da aglomeração. De acordo com o governo, o uso de disfarces facilita a atuação da polícia.
No dia 1°, policiais vestidos como Power Rangers prenderam um homem com sete celulares roubados. A ação também foi destacada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nas redes sociais.
No dia 24 de fevereiro, dois agentes disfarçados de Chapolin Colorado e de padre prenderam um homem suspeito de furtar celulares durante um bloco de pré-carnaval na região da Consolação, no centro da capital. Ele estava com seis aparelhos.