Um policial militar terá o dedo amputado após a mão se enroscar em fios de energia que estavam caídos em um poste. O caso aconteceu no bairro Itacibá, em Cariacica, enquanto o soldado Jonatas Lube andava de moto.
Após duas idas ao hospital, ele recebeu o diagnóstico definitivo de que precisará amputar o dedo médio da mão esquerda. A cirurgia está marcada para o início de janeiro.
LEIA TAMBÉM:
>> Saiba como fica o tempo no ES no último fim de semana do ano
>> Avião da Latam declara emergência após decolar de Brasília e faz pouso forçado
>> Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
De acordo com o policial, em 8 de dezembro, ele estava passando pela Rua Manoel Joaquim dos Santos quando os fios, que estavam pendurados, enroscaram na mão esquerda.
“Eu estava entrando na via e fiz a curva, quando os fios se enrolaram na minha mão. Eu quase caí da moto, mas consegui segurar e me estabilizar. Fui socorrido por um rapaz que veio com uma faca e cortou os fios para mim“, disse.
Além disso, Jonatas não sabe como será a volta ao trabalho, já que é canhoto e a mão esquerda ficará com os movimentos limitados.
A Prefeitura de Cariacica disse por nota que notifica a empresa que deixa a fiação suspensa, caída pela calçada ou na rua. Os moradores podem fazer denúncias de fiação pelo telefone 162.
Procurada pela reportagem, a EDP, companhia de energia que atende o Espírito Santo, informou que “atua sistematicamente com notificação às empresas de telecomunicações/internet” e que “as intervenções nos cabos de serviços de telecomunicações/internet devem ser sempre realizadas pelas empresas proprietárias dos referidos cabos”.
A empresa também reforçou que atua na retirada de cabos que oferecem risco à segurança da população e, sobre o caso específico do policial, não houve registro de ocorrência com a rede elétrica.
A população pode acionar a companhia de energia pelo site, aplicativo EDP Online, WhatsApp (27) 99772-2549 e Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0707.
*Com informações de Rodrigo Schereder, repórter da TV Vitória/Record.