Mesmo com a pandemia e a estagnação da economia, a Politintas manteve seu plano de expansão. De 2020 para cá, foram inauguradas três lojas e, neste mês de abril, foi inaugurada a primeira filial no interior do estado, na cidade de Venda Nova do Imigrante.
A expectativa é continuar crescendo. Novas unidades estão previstas ao longo de 2022 e 2023. Além das lojas físicas, a empresa também está desenvolvendo ações para ampliar o volume de vendas no e-commerce e no televendas.
Confira mais sobre a loja de tintas mais lembrada em Marcas Ícones nesta entrevista com seu diretor-executivo, Vinicius Ventorim.
O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Politintas é uma empresa que transforma o agora? Por quê?
Transformar é estar sempre em movimento, se reinventando a todo momento. A Politintas é assim: não para nunca. Estamos sempre buscando alternativas para melhorar ainda mais nossa gestão e nosso relacionamento com o cliente, proporcionando uma experiência de compra surpreendente.
Para isso, buscamos inspiração fora do Brasil, em mercados mais competitivos e inovadores no segmento de varejo, como América do Norte e Europa. Procuramos trazer para o nosso negócio o que tem dado certo lá fora. É essa preocupação de estar sempre à frente do mercado que nos permite transformar o agora constantemente.
Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?
Ser a marca mais lembrada é, sem dúvida alguma, uma grande conquista. E, melhor ainda, é ocupar essa liderança por vários anos consecutivos, sempre com larga vantagem em relação aos nossos concorrentes. Neste ano, 47% dos entrevistados na pesquisa citaram a Politintas, o que representa uma vantagem de 39 pontos percentuais em relação à segunda loja citada.
Ser uma marca ícone também nos dá a oportunidade de ocupar um espaço de destaque para agradecer à população pela lembrança e preferência pela nossa marca. Portanto fica aqui o nosso agradecimento especial aos clientes e também aos pintores, arquitetos, decoradores e designers de interiores que são parceiros fiéis e grandes responsáveis por mantermos nossa liderança nessa pesquisa há tantos anos.
Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?
Chegar à liderança de uma pesquisa de lembrança de marca não é fácil. E manter-se na liderança por tantos anos consecutivos é um desafio diário. Temos a convicção de que essa conquista só é possível devido ao nosso compromisso com a qualidade no atendimento ao cliente. Buscamos a excelência em todo o processo de venda, desde o início do atendimento até a entrega dos produtos no local da obra.
Outro ponto que conta a favor dessa expressiva lembrança de marca é a presença de nossas 18 lojas na Grande Vitória, muitas delas no coração dos bairros mais movimentados de cada região. Além disso, fazemos investimentos constantes em comunicação e marketing on-line e off-line. A chegada da Politintas ao interior do estado, na cidade de Venda Nova do Imigrante, promete solidificar ainda mais essa lembrança da marca.
Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?
Os três pilares da tríade ESG são colocados em prática diariamente na Politintas. Em relação ao meio ambiente, atuamos em várias frentes. Há mais de dez anos, nossas lojas são pontos de coleta de óleo de cozinha usado para que a população possa dar destinação correta a esse resíduo, que depois é encaminhado à produção de biodiesel. A renda obtida com a venda do produto é doada para a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).
Desde março deste ano, estamos produzindo energia solar e, a partir do segundo semestre, iniciaremos a compra de energia gerada pelo biogás gerado em aterros sanitários. Ainda participamos de programas de controle de emissão de poluentes de nossa frota de veículos a diesel e estamos desenvolvendo um projeto-piloto de logística reversa em parceria com a Suvinil. Tudo isso para minimizar o máximo possível os impactos de nossas atividades ao meio ambiente.
Na área social, também desenvolvemos várias ações, como o Projeto Coração, que tem o objetivo de pintar a casa de todos os nossos colaboradores. Também apoiamos projetos de entidades sociais, como a Acacci e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), além de creches e orfanatos localizados nas regiões onde atuamos. Nossa empresa ainda promove a geração constante de empregos e a capacitação de pintores.
A Politintas também segue as melhores práticas de governança do mercado, com composição de conselhos, conduta corporativa, distribuição de resultados aos colaboradores e disponibilização de canais de denúncias.
O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?
Todos esses atributos estão presentes no dia a dia da empresa e são facilmente percebidos por nossos consumidores. Já temos quase 47 anos de mercado e nosso compromisso com o cliente é o mesmo desde que abrimos as portas pela primeira vez. O capixaba sabe que pode confiar em nossos produtos e serviços.
A inovação e a transformação também estão em nosso DNA, pois estamos sempre em movimento, abrindo lojas, investindo em consultorias e trazendo novidades para os consumidores. Inovamos ao integrar nossas lojas físicas ao e-commerce, disponibilizar uma plataforma digital para indicação de pintores e melhorando a experiência de compra do cliente.
Ao mesmo tempo, somos fiéis aos nossos valores e princípios, mantendo nossa autenticidade, característica que nos diferencia no mercado. Ao entrar em cada uma das 19 lojas da Politintas no Espírito Santo, o cliente terá a mesma qualidade de atendimento de toda a rede.
A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos são necessários manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?
Para que uma empresa se mantenha ícone, é fundamental que ela não se acomode nunca. É preciso buscar a melhoria contínua dia após dia, inovando, reinventando e se transformando.
Para tanto, buscamos desenvolver as melhores práticas em busca de um crescimento ordenado, contando com o apoio de especialistas que nos orientam sobre vários aspectos do negócio, como logística e tecnologia da informação, entre outros.
Para ser reconhecida e lembrada pelo consumidor, uma marca deve prezar sempre por sua boa reputação e atendimento. É preciso focar na melhoria dos índices de satisfação do cliente, buscando a excelência em cada etapa do processo de venda.
Em uma palavra: o que transforma o agora é…?
Ação. Para transformar, é preciso estar em movimento, não parar nunca!
HISTÓRIA DA POLITINTAS NO MARCAS ÍCONES 2022