As forças de defesa da Polônia comunicaram que um objeto não identificado entrou no espaço aéreo do país nesta sexta-feira, 29. Segundo autoridades, o objeto veio da direção da Ucrânia e depois desapareceu dos radares, e todas as indicações apontaram para a possibilidade de ter sido um míssil russo.
“Tudo indica que um míssil russo invadiu o espaço aéreo. Foi monitorado por nós em radares e saiu do espaço. Temos confirmação disso nos radares e dos aliados da Otan”, disse o chefe da defesa da Polônia, general Wieslaw Kukula.
O objeto adentrou cerca de 40 quilômetros no espaço aéreo polonês e deixou-o depois de menos de três minutos.
As autoridades ucranianas comunicaram nesta sexta-feira que a Rússia lançou mais de 100 mísseis e dezenas de drones contra a Ucrânia durante a noite.
“Como resultado de ataques tão massivos, isso pode acontecer. O inimigo está atacando nossos territórios fronteiriços, inclusive no oeste. Este é mais um sinal para os nossos parceiros fortalecerem a defesa aérea ucraniana”, disse o porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, Yurii Ihnat, em rede nacional sobre o incidente.
Esta não é a primeira vez que um objeto não autorizado entra no espaço aéreo da Polônia vindo da direção da Ucrânia. Em novembro de 2022, dois homens foram mortos quando um míssil atingiu a aldeia de Przewodow, a poucos quilômetros da fronteira. Nessa ocasião, autoridades ocidentais disseram acreditar que um míssil de defesa aérea ucraniano se extraviou. Fonte: Associated Press.