As pontes de Cachoeiro de Itapemirim que foram danificadas pela enchente de janeiro estão sendo recuperadas. A ponte Carim Tanure, que liga a avenida Pinheiro Júnior, no bairro Ibitiquara, à rua Sete de Setembro, no Centro, por exemplo, terá os guarda-corpos de madeira substituídos por estruturas definitivas.
O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Obras (Semo) deve ser concluído até a próxima semana. A Prefeitura do Município já planeja a realização de obras em outras pontes, como a João dos Santos Filho, que liga a rua Doutor Deolindo, no bairro Baiminas, à rua Moreira, no bairro Independência.
A ponte de travessia de pedestres entre a avenida Beira Rio, em frente à rua Pedro Dias (Guandu), e a rua Samuel Levy, no bairro Aquidaban, irão receber guarda-corpos provisórios de madeira.
Parte da calçada da avenida Beira Rio, em frente à ponte de pedestres Rosalina N. Depoli, que liga Guandu e Aquidaban, também irá receber reparos. A obra não deve afetar o acesso à ponte.
A recuperação das pontes que tiveram a estrutura danificada pelas fortes chuvas de janeiro já eram esperadas pela população. O secretário municipal de Obras, Paulo Miranda, explica o motivo pela qual a obra não foi paralisada durante o isolamento. “Nós continuamos com as obras durante o isolamento social por serem serviços essenciais, mas levando em conta todos os cuidados necessários para combater a disseminação do Novo Coronavírus”, explica.
Interior
As pontes do interior de Cachoeiro que foram danificadas pela enchente, também estão recebendo obras de recuperação, como a ponte da Cachoeira Alta, que passa sobre o rio Fruteiras e é o principal acesso ao distrito de São Vicente.
A obra é realizada por uma empresa contratada pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), e conta com recursos do governo estadual, após solicitação da Prefeitura. “Trabalhamos cada dia mais para recuperar os prejuízos causados pela enchente de 25 de janeiro, que não foram poucos”, lembra o prefeito Victor Coelho.