O secretário de Estado da Saúde (Sesa), Nésio Fernandes anunciou nesta terça-feira (01), que será disponibilizado para a população do Espírito Santo uma plataforma online para o agendamento da vacina contra a covid-19. Além disso, será possível também acompanhar o número de doses já aplicadas (D1 e D2) nos municípios.
Leia mais: ES vai receber mais de 135 mil doses de vacinas contra covid-19 nas próximas 48 horas
Nésio Fernandes disse que a medida busca disponibilizar de uma forma mais rápida e concentrada em um só lugar, as informações para a população. Nésio afirmou que há um atraso desde o início de maio no site LocalizaSUS, que é responsável pelos dados de vacinação no Brasil.
“O site vem apresentando um importante atraso e uma desatualização das doses aplicadas pelos estados e municípios. Desta maneira, o que é disponibilizado pelo Ministério da Saúde não corresponde com a realidade das vacinações nos estados”, relatou.
Ainda de acordo com ele, a transição dos dados acontecerão ao longo deste mês de junho. A solução apresentada, segundo a Sesa, já foi aplicada em outros estados e auxiliará na organização do Plano Nacional de Imunização (PNI).
“Mais detalhes serão dados em uma coletiva específica para apresentar a plataforma e informar como será o registro”, adiantou Nésio.
Para suprir a necessidade do momento, o secretário contou que foi estabelecido uma comunicação direta com o DataSUS, departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, para ter acesso ao andamento das doses já aplicadas.
>> Indiano em hotel é diagnosticado com variante P1 do coronavírus
>> Governo do ES fará testagem para covid-19 no Aeroporto de Vitória
Assista ao pronunciamento: