Geral

População em situação de rua diminuiu em Guarapari, segundo levantamento da prefeitura

De acordo com os dados, neste mês, o município registrou uma média de 54 moradores em situação de rua, número aproximadamente 30% menor que o registro do mesmo período do ano passado.

Foto: arquivo folha da cidade
De acordo com a prefeitura, nesse mesmo período do ano passado, o município chegou a registra 78 pessoas em situação de rua.

Um levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac) indica que houve a diminuição da população em situação de rua em Guarapari. Segundo os dados, o município possui atualmente 54 pessoas nas ruas, enquanto no mesmo período do ano passado, foi registrada uma média de 78 moradores na mesma situação, totalizando uma queda de aproximadamente 30%.

O município associa os números mais baixos às ações de conscientização e abordagens que têm sido realizadas pela equipe do Centro Pop, localizado no bairro Santa Mônica. De acordo com a coordenadora do centro, Maria das Graças Grataroli, o órgão tem realizado atividades de monitoramento com o objetivo de incentivar os moradores em situação de rua a procurarem pelo serviço especializado.

O Centro Pop, em Guarapari, é um local para atendimento de pessoas em situação de rua, que oferece encaminhamentos médicos, intervenções sociais, fortalecimento de vínculo familiar, visita domiciliar, encaminhamento para retirada de segunda via de documento, atendimento psicossocial, passagem de retorno para a cidade de origem, oficinas de alfabetização, entre outros serviços. No local, as pessoas cadastradas recebem kit higienização, café da manhã, almoço e lanche da tarde.

O Centro Pop está localizado na Rua Judith Costa Azevedo, número 12, bairro Santa Mônica, próximo a loja de material de construção Santa Mônica.

Texto: Sara de Oliveira