Geral

População paralisa corte de árvores na Prainha de Muquiçaba, em Guarapari

Os vereadores Rogério Zanon (PSB) e Denizart Zazá (PSBD) apoiaram a ação da população. De acordo com Zanon, ainda hoje, haverá uma tentativa de suspender os cortes através de liminar.

População paralisa corte de árvores na Prainha de Muquiçaba, em Guarapari
Moradores reivindicam a permanência das árvores da orla. | Fotos: Hamilton Garcia

Dezenas de pessoas fazem uma vigília para tentar impedir a continuidade do corte de árvores na Prainha de Muquiçaba, em Guarapari, nesta segunda-feira (09). A retirada é parte do projeto de reurbanização da orla no local. Para Chryso Rocha, que frequenta a praia desde criança, a ação vai contra o desejo da população. “Eu fui criado embaixo dessa árvore, não queremos o corte dessa e nem das outras árvores daqui. Ninguém, só o prefeito, que não é de Guarapari e nunca respeitou as nossas origens, quer cortar as nossas árvores e nós não vamos deixar”, disse o músico.

Outro presente, a cozinheira Tânia Mara Alonso, considera o corte um absurdo. “Eu moro em Guarapari há 20 anos e essas árvores já estavam aqui. Sempre trouxe meus filhos e meus netos brincam aqui hoje. Eu acho isso um absurdo. Aqui nós temos uma qualidade de vida e as árvores são parte disso”, contou emocionada.

O corte, iniciado nesta manhã (09), foi interrompido por moradores.

Até o momento, as ações continuam paralisadas com o objetivo de evitar conflito até que uma solução seja compartilhada. A Polícia Militar está presente para intermediar o conflito que se estabeleceu entre a Prefeitura e munícipes. “Estamos aqui para evitar uma animosidade e estamos aguardando as tratativas para verificar o andamento da situação. E, dependendo da decisão oficial, nós vamos garantir ou não a ação do município. Por enquanto, a ação da Prefeitura está paralisada e tentamos levar no bom senso para aguardar o que de fato será realizado”, explicou o Tenente Dantas do 10º Batalhão da Polícia Militar.

De acordo com a Prefeitura de Guarapari, o município possui todas as autorizações necessárias para os cortes. Entretanto, o vereador Rogério Zanon (PSB) informou que vai recorrer ao judiciário. “Vamos pedir uma liminar para cassar a autorização que se tem para cortar essas árvores aqui da Prainha. Isso é um verdadeiro disparate. É uma administração que não sabe o que faz, mas nós sabemos e vamos defender Guarapari”, comentou.

Conseguimos contato com Assessoria de Comunicação do município e, ainda hoje, um posicionamento será dado através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.