Geral

População pode procurar unidades de saúde de Vitória para vacinar contra a gripe

A gripe, ou Influenza, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Ela pode levar a complicações graves e até a óbito, especialmente nos grupos de risco

 O estoque remanescente de vacinas está disponível para a população em geral Foto: Divulgação/Prefeitura

Vitória já alcançou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a gripe junto ao seu público-alvo, mas a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está liberando, a partir desta quinta-feira (14), o estoque remanescente de vacinas para a população em geral. As vacinas estarão disponíveis aos interessados em todas as unidades de saúde da capital, até o término do estoque.

A gripe, ou Influenza, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Ela pode levar a complicações graves e até a óbito, especialmente nos grupos de risco. De acordo com a referência técnica em imunização da Semus, Aline Cabidele, estima-se que de 5 a 15% da população mundial seja acometida pela gripe. “A estimativa é que em torno de 3 a 5 milhões tenham o caso grave da doença e entre 250 mil a 500 mil venham a óbito todos os anos”.

A transmissão ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa doente ao falar, ao tossir ou ao espirrar. “Essa é a forma de transmissão direta. Há também a transmissão indireta, que acontece através das mãos ou objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, os olhos e o nariz”, alerta Aline Cabidele.

“É necessário deixar bem claro para a população que utilizaremos agora o estoque remanescente, ou seja, estamos disponibilizando o restante das vacinas que foram enviadas pelo Ministério da Saúde para a população alvo da campanha”, esclareceu a técnica.

Sintomas

Os sintomas mais frequentes são febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular, tosse, dor de garganta e cansaço. “Nos casos mais graves, o paciente sente dificuldade respiratória associada aos outros sintomas. A complicação da influenza que mais leva à hospitalização e à morte é a pneumonia, que pode ser causada pelo próprio vírus ou por superinfecção bacteriana”, ressaltou Cabidele.

Os principais vírus que circulam todos os anos são o Influenza tipo A (H1N1 e H3N2) e o Influenza tipo B. Alguns grupos são mais suscetíveis, como idosos maiores de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Por isso, a Semus realiza todos os anos a vacinação contra a gripe para essa população.

Morte por H3N2

Um homem morreu no dia 1º de agosto em decorrência da gripe H3N2, causada pelo vírus Influenza A, o mesmo vírus da H1N1A causa da morte foi confirmada na última terça-feira (12), pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória. Apesar de se tratar de um tipo de gripe A, a H3N2 é uma gripe sazonal e que não apresenta os mesmos riscos da H1N1. 

Em nota, a secretaria informou que o vírus é sazonal, circula nesse período do ano e é previnível através da vacina. O órgão disse ainda que paciente era reconhecidamente do grupo de risco e não tomou a vacina.