Por causa das chuvas que trouxeram prejuízos a várias localidades do Espírito Santo, inclusive Linhares com a cheia do Rio Doce, a Secretaria de Agricultura da cidade começou a vistoriar barragens do município.
De acordo com as primeiras avaliações, feitas por técnicos da Prefeitura de Linhares, mesmo com o alto volume de chuvas dos últimos dias, não há risco de rompimento das estruturas. São sete espalhadas pelo interior do município que funcionam normalmente, diz a secretaria.
Mas a situação é de alerta, já que ainda há previsão de chuvas. Por isso, a secretaria passa orientações aos produtores rurais que usam essas barragens. “Nas vistorias, estamos orientando também os produtores quanto à operação da barragem em período de cheia e como verificar se elas estão estáveis”, disse o diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon.
Segundo a prefeitura, maquinários foram colocados à disposição dos produtores para o caso de alguma emergência.
Os sete reservatórios de água foram construídos pela Prefeitura de Linhares para abastecer produtores rurais do interior do município em época de seca. O projeto foi desenvolvido com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), que é o órgão fiscalizador.