A ExpoSul Rural, o maior do setor agro do Espírito Santo, que seria realizada entre os dias 1º a 5 de abril, foi adiada para o mês de agosto, por conta do combate ao coronavírus. A informação foi confirmada pelo Sindicado Rural de Cachoeiro de Itapemirim, que organiza o evento com a Prefeitura do município.
A nova data será entre os dias 5 a 9 de agosto, e o evento será realizado no parque de exposições de Cachoeiro. O adiamento atende a uma determinação da Prefeitura do município, que decretou Estado de Emergência por conta do coronavírus. Uma série de medidas foi adotada na cidade, incluindo a suspensão das aulas na rede municipal e estadual.
“A Exposul Rural é empreendimento de todos do setor do agro, mas somos parte de um povo e precisamos cuidar um dos outros agora. O prefeito Victor Coelho acertou em sua decisão. E estamos em um momento em que temos que evitar aglomerações e intensificar a proliferação do coronavírus. Tomamos essa decisão com muita dor no coração, mas estamos com a consciência tranquila”, explica Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural.
Segundo ele, o momento agora é de orientar os produtores rurais. “Precisamos cumprir esse papel de obediência cívica nesse momento. Agora, o Sindicato Rural orienta todos os produtores para que se protejam de verdade. Os produtores são por natureza, e até pela média de idade, um grupo de risco. Ele precisa frequentar a cidade o tempo todo, então, precisam de orientações nesse momento”, continua.
Wesley defende o isolamento como fator importante nesse momento. “A vida humana é mais importante para nós. Cuidar das vidas sempre foi o objetivo da ExpoSul Rural. O evento nasceu como um grande lugar de encontro, um dos maiores males que o coronavírus nos causa é nos dividir uns dos outros. As pessoas precisam ter paciência de se isolar um pouco, ficar um pouco retraída, para passarmos por esse momento”, completa.