Geral

Por falta de segurança, Correios suspendem entregas em bairros da Serra

Em virtude da falta de segurança pública, os Correios informaram que a distribuição postal em alguns bairros está suspensa por prazo indeterminado.

Por falta de segurança, Correios suspendem entregas em bairros da Serra

Estão suspensas as entregas de encomendas dos Correios em pelo menos seis bairros da Serra. O motivo é a falta de segurança. A recomendação aos usuários é de que busquem as encomendas nas unidades dos Correios. Em Novo Horizonte, as entregas estão sendo realizadas normalmente.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos do Espírito Santo (SINTECT-ES), só neste início de ano já são quase 03 casos por semana. Até agora, de acordo com o sindicato, foram 30 ocorrências: 19 assaltos, 05 roubos de carga/veículo (assalto a carteiros), 03 arrombamentos e 03 tentativas de assalto, contabilizadas por gerarem traumas e afastamentos de trabalhadores ainda que não tenham sido concluídas.

Em 2017, de acordo com o SINTECT-ES, foram registrados 09 assaltos a carteiros na Serra e este ano já são 03 casos semelhantes no município. Nas regiãos mencionadas são mais comuns acontecerem assaltos a carteiros e até suspensão provisória da entrega ou entrega feita em regime de mutirão quando algum distrito – que é como se chama o local percorrido pelo carteiro – tem algum registro de violência. Por esses motivos estão suspensas – por decisão da própria ECT que alega não ter como garantir a segurança dos trabalhadores – entregas de encomendas em Serra Dourada I, II e III, Cidade Pomar, Jacaraípe e Feu Rosa.

Por nota, os Correios informaram que as entregas de cartas e encomendas ocorrem regularmente no município da Serra. Segundo a assessoria, situação pontual ocorre em Serra Dourada 1, 2 e 3, Cidade Pomar, Bairro São Francisco, Portal de Jacaraípe, Vila Nova de Colares e Feu Rosa. Em virtude da falta de segurança pública, a distribuição postal nos bairros está suspensa por prazo indeterminado, visando a proteção do carteiro e dos objetos postais dos clientes. Para casos como esse, a legislação postal prevê a entrega interna, realizada no CDD Carapina (em Novo Horizonte). O atendimento na unidade encontra-se dentro da normalidade. O atendimento interno no CDD Carapina ocorre de segunda a sexta-feira, de 10h as 16h.

Os Correios ressaltam ainda que investem constantemente na segurança dos seus empregados e mercadorias transportadas. Além disso, segundo a assessoria, o setor de Segurança Patrimonial da empresa está em constante contato com os órgãos de Segurança Pública, sendo, inclusive, solicitada escolta para realização de mutirão de entrega nos bairros citados.

Já a Polícia Militar informou que o policiamento é realizado diuturnamente nos bairros citados, atendidos respectivamente pela 3ª, 4ª e 5ª Companhia do 6º Batalhão, na Serra. Nas regiões, constantemente são realizadas operações de blitze, cercos táticos e abordagens. A PM ressalta que reforço no policiamento é realizado com base no mapa do crime, portanto é de extrema importância que as vítimas façam o registro da ocorrência através do 190, sempre que algum crime aconteça na região, e também em uma delegacia para que os casos sejam investigados.