Estão suspensas as entregas de encomendas dos Correios em pelo menos seis bairros da Serra. O motivo é a falta de segurança. A recomendação aos usuários é de que busquem as encomendas nas unidades dos Correios. Em Novo Horizonte, as entregas estão sendo realizadas normalmente.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos do Espírito Santo (SINTECT-ES), só neste início de ano já são quase 03 casos por semana. Até agora, de acordo com o sindicato, foram 30 ocorrências: 19 assaltos, 05 roubos de carga/veículo (assalto a carteiros), 03 arrombamentos e 03 tentativas de assalto, contabilizadas por gerarem traumas e afastamentos de trabalhadores ainda que não tenham sido concluídas.
Em 2017, de acordo com o SINTECT-ES, foram registrados 09 assaltos a carteiros na Serra e este ano já são 03 casos semelhantes no município. Nas regiãos mencionadas são mais comuns acontecerem assaltos a carteiros e até suspensão provisória da entrega ou entrega feita em regime de mutirão quando algum distrito – que é como se chama o local percorrido pelo carteiro – tem algum registro de violência. Por esses motivos estão suspensas – por decisão da própria ECT que alega não ter como garantir a segurança dos trabalhadores – entregas de encomendas em Serra Dourada I, II e III, Cidade Pomar, Jacaraípe e Feu Rosa.
Por nota, os Correios informaram que as entregas de cartas e encomendas ocorrem regularmente no município da Serra. Segundo a assessoria, situação pontual ocorre em Serra Dourada 1, 2 e 3, Cidade Pomar, Bairro São Francisco, Portal de Jacaraípe, Vila Nova de Colares e Feu Rosa. Em virtude da falta de segurança pública, a distribuição postal nos bairros está suspensa por prazo indeterminado, visando a proteção do carteiro e dos objetos postais dos clientes. Para casos como esse, a legislação postal prevê a entrega interna, realizada no CDD Carapina (em Novo Horizonte). O atendimento na unidade encontra-se dentro da normalidade. O atendimento interno no CDD Carapina ocorre de segunda a sexta-feira, de 10h as 16h.
Os Correios ressaltam ainda que investem constantemente na segurança dos seus empregados e mercadorias transportadas. Além disso, segundo a assessoria, o setor de Segurança Patrimonial da empresa está em constante contato com os órgãos de Segurança Pública, sendo, inclusive, solicitada escolta para realização de mutirão de entrega nos bairros citados.
Já a Polícia Militar informou que o policiamento é realizado diuturnamente nos bairros citados, atendidos respectivamente pela 3ª, 4ª e 5ª Companhia do 6º Batalhão, na Serra. Nas regiões, constantemente são realizadas operações de blitze, cercos táticos e abordagens. A PM ressalta que reforço no policiamento é realizado com base no mapa do crime, portanto é de extrema importância que as vítimas façam o registro da ocorrência através do 190, sempre que algum crime aconteça na região, e também em uma delegacia para que os casos sejam investigados.