Uma capivara invadiu, na última segunda-feira (10), a Igreja Matriz de Santa Teresa, na região serrana do Estado, e deu um susto na responsável pela limpeza da igreja. Ao tentar fugir, o animal, um macho de 25 kg, chegou a derrubar a zeladora da igreja.
A equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foi ao local para recolher a capivara e se deparou com o animal refugiado em um cômodo escuro e de difícil acesso, apresentando alto grau de estresse. Utilizando equipamentos de manejo e contenção de animais, os policiais conseguiram prender o animal e levá-lo para seu habitat natural, em uma área da zona rural do município, onde foi solto.
A capivara, Hydrochoerus hydrochaeris, é o maior roedor do mundo, pesando até 91 kg e medindo até 1,2 m de comprimento e 60 cm na altura da cernelha. A pelagem é densa, de cor avermelhada a marrom escuro.
Como proceder
A Polícia Militar Ambiental orienta a população que ao se deparar com algum animal silvestre em área urbana, deve manter uma distância segura e acionar imediatamente a polícia pelo 190 , a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou o Ibama. Os animais selvagens em área urbana se sentem acuados e geralmente atacam como forma de defesa.