A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) começou a realizar vistorias surpresas nos terminais e nas garagens dos ônibus que operam no sistema Transcol. O objetivo é verificar falhas nos ônibus e evitar acidentes graves como foram registrados nos últimos meses.
Na última segunda-feira (4), foi realizada a primeira vistoria. O terminal escolhido foi o de Campo Grande, em Cariacica, onde foram vistoriados 17 ônibus e três deles apresentaram problemas nas portas. Os veículos foram lacrados e impedidos de circular.
Por causa da irregularidade, as empresas foram autuadas e multadas em R$ 230. As companhias terão de reparar os problemas e comunicar a Ceturb-GV para uma nova vistoria. Somente depois os ônibus serão liberados para voltar às ruas.
Nos últimos meses foram registramos dois graves acidentes. No dia 16 de junho, a vendedora Dayane Barbosa da Silva, de 21 anos, morreu após cair do ônibus quando voltava para casa. A jovem estava na linha 507, que liga o Terminal de Laranjeiras ao Terminal do Ibes. A porta se abriu e ela caiu.
No mês de julho, no dia 27, a cena se repetiu. Um jovem de 19 anos, que estava em um ônibus da linha 610, que liga o Terminal de Itaparica ao Terminal de Vila Velha. A vítima caiu no asfalto após o coletivo fazer uma curva e a porta se abrir. O rapaz teve vários ferimentos e precisou ser hospitalizado.
De acordo com a diretora de operações da Ceturb-GV, Rosana Gilbert, as vistorias e fiscalizações sempre aconteceram, mas depois dos acidentes registrados tiveram a necessidade de intensificar-las.