Geral

PPP de saneamento tem o objetivo de universalizar o acesso aos serviços de tratamento de esgoto em Cariacica

Parceria público-privada entre Cesan e Ambiental Cariacica tem a meta de dobrar o índice de cobertura de esgoto na cidade e beneficiar 402 mil pessoas

Foto: Divulgação/Ambiental Cariacica

A Ambiental Cariacica e a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) firmaram uma parceria público-privada (PPP) e começaram a atuar neste ano com a meta de fazer o índice de cobertura de esgoto no município de Cariacica aumentar de 48% para 95% até 2031. Os trabalhos da PPP terão um investimento de R$ 829 milhões ao longo dos anos e beneficiarão 402 mil pessoas com o tratamento de esgoto, contemplando também, alguns bairros de Viana. O serviço contribuirá para a qualidade de vida e saúde da população, desenvolvimento da cidade, valorização imobiliária e preservação ambiental.

A PPP tem um contrato de trinta anos. Durante esse período, serão realizadas obras para a expansão e melhoria do sistema de esgotamento sanitário, além da manutenção das redes. Estão previstas as construções de 556 km de novas redes coletoras, 42 mil novas ligações de esgoto, 73 novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), 39 km de linhas de recalque, desativação de 4 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e ampliação de 3 ETEs (Bandeirantes, Flexal e Pedreiras) — o que proporcionará uma capacidade de tratamento de efluente de 950 litros por segundo.

Em caso de problemas com a rede de esgoto, a responsabilidade é da Ambiental Cariacica. A empresa também apoia a Cesan em algumas operações como a troca de hidrômetros, vistoria e fiscalização contra ligações clandestinas de água e esgoto. Os serviços de produção, distribuição e manutenção da rede de água potável estão sob a responsabilidade da Cesan, enquanto as redes de coleta e transporte de água de chuva (redes pluviais) ficam por conta da Prefeitura de Cariacica.

Contato com a Cesan

Toda ocorrência com esgoto, assim como a manutenção das redes, é feita pela PPP. A empresa deve ser acionada pelos meios de comunicação, que são: o telefone 115, a chamada é gratuita; o site www.cesan.com.br e clicar em Agência Virtual; ou ainda, ir à Agência de Atendimento ao Cliente Cesan mais próxima da sua casa.

Foto: Divulgação/Ambiental Cariacica

A importância do tratamento de esgoto

A atuação da PPP em Cariacica é necessária porque o tratamento de esgoto é fundamental para a saúde das pessoas, meio ambiente, economia e desenvolvimento de uma cidade. Dentre os principais benefícios desse serviço, estão:

• Conservação dos recursos naturais;
• Melhoria das condições sanitárias locais;
• Eliminação de focos de poluição e contaminação;
• Eliminação de problemas estéticos desagradáveis;
• Redução das doenças ocasionadas pela água contaminada por dejetos;
• Redução dos recursos aplicados no tratamento de doenças, uma vez que grande parte delas está relacionada com a falta de uma solução adequada de esgotamento sanitário;
• Diminuição dos custos no tratamento de água para abastecimento (que seriam ocasionados pela poluição dos mananciais).

A Aegea

A Ambiental Cariacica é uma concessionária do grupo Aegea, que é uma das maiores empresas de saneamento do segmento privado no país. Ela atua no gerenciamento de ativos de saneamento por meio de concessões comuns plenas ou parciais, subconcessões e parcerias público-privadas (PPPs), assim como é administradora de concessões públicas em todo o processo do ciclo integral da água – abastecimento, coleta e tratamento de esgoto, de acordo com o perfil e necessidade de cada município. A empresa foi criada em 2010 e, atualmente, atende 11 milhões de pessoas em 126 cidades, de norte a sul do Brasil. No Espírito Santo, ela já atua há seis anos na Serra, município que atingiu 90% de cobertura, e iniciou há quatro anos as atividades em Vila Velha.