Um verdadeiro talento musical com apenas 9 anos de idade. Esse é o menino Giovanny Scarpat, morador de Nova Almeida, na Serra, que aprendeu a tocar seu primeiro instrumento aos 4. Hoje, além de tocar vários instrumentos, nos mais diversos estilos, ele dá aula de música para seus colegas e também pela internet.
O garoto conta que, dentre todos os instrumentos que toca, seu favorito é a flauta transversal. No entanto, uma peça da flauta que ele tinha quebrou e, com isso, tanto as aulas com os amigos quanto a prática em casa tiveram que ser interrompidas.
“Meu maior sonho é conseguir outra flauta transversal. Estou muito triste que ela quebrou. Queria tocar os louvores na minha igreja e também queria treinar em casa”, lamentou o jovem músico.
Giovanny conta que sua família ainda o ajudou, tentando consertar o instrumento, mas não adiantou. Para piorar, o custo da peça danificada é muito alto e o valor de uma flauta transversal nova gira em torno de R$ 1,2 mil a R$ 1,5 mil.
“Minha mãe tentou um monte de vezes [consertar]. Às vezes dava, só que quebrava de novo. É porque é um negocinho muito delicado, é um fiozinho assim. E se você for comprar outro daquele fiozinho, custa mais do que a flauta inteira”, lamenta.
A família do menino ainda organizou uma “vaquinha” para tentar levantar o dinheiro necessário para comprar uma flauta transversal novas, porém sem sucesso. Foi aí que os parentes de Giovanny resolveram procurar a produção da Praça do Povo, do programa Balanço Geral, da TV Vitória/Record TV.
A história do jovem talento foi mostrada durante esta semana e logo surtiu efeito. A Carneiro Instrumentos Musicais se sensibilizou e resolveu presentear o garoto com uma flauta novinha em folha. “É uma causa mais do que nobre e a gente se sente muito feliz em ajudar e incentivar”, ressaltou o gerente de marketing da empresa, Rodrigo Carneiro.
Giovanny não escondeu a emoção ao receber o presente. “Estou muito feliz. Agora vou ensinar meus amigos lá na igreja e mostrar para eles que eu ganhei uma nova”, contou.
Instrumentos
Além da flauta transversal, o menino toca flauta doce, violão, teclado, bateria, entre outros instrumentos. Ele conta que aprendeu todos eles vendo vídeos pela internet e também com a ajuda de um amigo de seu pai.
“Eu fui ver [vídeos] no YouTube e sempre na igreja meu pai fica tocando violão e eu fico vendo ele tocando. Um dia um amigo dele, o Marcos, foi tocar flauta lá e eu achei legal”, lembra.
Hoje em dia, além de dar aulas de música pessoalmente para seus colegas, Giovanny tem um canal no próprio YouTube, onde posta vídeos ensinando a tocar diversos instrumentos. “Eu ensino várias coisas, brincadeiras também”, conta.
Agora, com a nova flauta transversal, a ideia é que o menino aprimore ainda mais sua veia musical. “Tem que fazer [um curso]. Ele já está fazendo aula de partitura, mas tem que fazer mais aulas e aprender um pouquinho mais”, reconheceu a mãe de Giovanny.
Caso queira ter sua história contada pela ‘Praça do Povo’, entre em contato com a redação integrada da TV Vitória, por meio das redes sociais ou do WhatsApp (27) 99945-5213.