
Rillari é uma garotinha de apenas 5 anos, que convive com a Síndrome de Edwards – uma síndrome genética que não tem cura. A menina foi diagnosticada com a doença quando tinha apenas um mês de vida.
A família da Rillari, que mora no bairro Ataíde, em Vila Velha, é muito simples e sem muitas condições financeiras. Isso, no entanto, não impede que eles façam o possível para proporcionar uma qualidade de vida melhor para a criança.
Foi na Praça do Povo, quadro do programa Balanço Geral, da TV Vitória / Record TV, que a mãe da criança enxergou a oportunidade de buscar ajuda para o tratamento da pequena Rillari. Nesta semana, a história de superação diária foi ao ar e, com a ajuda dos telespectadores, boas notícias chegaram para a família.
O sonho da Valéria Fehlberg da Silva, mãe da criança, era conseguir um tratamento de equoterapia para a Rillari. Ela, inclusive, tem indicação médica para que a criança faça diversas terapias, principalmente aquelas que têm contato com objetos e animais.
A equoterapia é uma forma inovadora de reabilitação e reintegração bio-psico-social de pessoas especiais, sendo também utilizada nos casos de distúrbios comportamentais ou de aprendizagem, nos mais variados pacientes, portadores de deficiência ou não. É uma forma de terapia complementar, que utiliza o cavalo com técnicas de equitação, auxiliado por recursos fisioterapêuticos.
Sensibilizado com a história da Rillari, o fisioterapeuta especialista em equoterapia, Francisco Leal Bueloni, enviou um vídeo para a mãe da criança, dando a notícia tão aguardada. “Somos do Centro de Equoterapia Crescer e propomos um atendimento para a Rillari. Ela passará por um processo avaliativo, onde possivelmente vai estar realizando o tratamento”, disse.
Ao assistir as imagens, a mãe da menina não conteve a emoção. Com lágrimas nos olhos, Valéria agradeceu e disse que espera bons resultados com o tratamento. “Meu sonho é ver minha filha andar e tudo o que puder fortalecer ajuda muito. A equoterapia vai ajudar muito. Se ela continuar sem ficar doente e sem ficar internada, em dezembro vai haver muita diferença”, comemorou.
E as surpresas não pararam por aí. O empresário José Roberto Vimercati também ficou sabendo da história e se prontificou para ajudar. Ele vai oferecer todo o material necessário para a adaptação necessária para a casa da criança. “Não podemos curar, mas podemos amenizar. Todos juntos podem ajudar”, disse.
As obras para adaptação na casa, no entanto, vai acontecer somente após a mudança de endereço. A mãe contou que a casa onde moram atualmente não é propícia para as adaptações necessárias. Sobre a ajuda que conseguiu na Praça do Povo, Valéria agradeceu imensamente e ressaltou a visibilidade que conseguiu com o programa “Aqui mesmo no bairro, muita gente não sabia da nossa luta. Isso é bom que leva informações às pessoas”, contou.