Geral

Praça Pio XII, Rodoviária e Terminal Dom Bosco podem virar estações do Aquaviário

A Secretaria de Mobilidade Urbana do Estado informou que está mapeando novos locais que podem acomodar futuros pontos de embarque de passageiros

Foto: Divulgação/ Semobi

O Aquaviário ainda não foi inaugurado e o governo do Espírito Santo já começou a mapear novos locais que podem acomodar futuras estações de passageiros. Os projetos foram divulgados nesta sexta-feira (11) pela Secretaria de Mobilidade Urbana do Estado (Semobi).

Segundo o órgão, os novos locais são: a Praça Pio XII, no Centro de Vitória, a Rodoviária e o antigo Terminal Dom Bosco, ambos em Vitória. A implantação das novas estações está sendo analisada, e também irá considerar a demanda e funcionamento do sistema.

Antes das novas operações, o Aquaviário iniciará suas atividades com duas embarcações modernas e seguras, que percorrerão o trajeto entre três estações estrategicamente localizadas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os pontos de embarque e desembarque serão a Prainha, em Vila Velha; a Praça do Papa, em Vitória; e o Porto de Santana, em Cariacica.

Ao Folha Vitória, a Secretaria de Mobilidade Urbana do Estado explicou que está conduzindo uma série de viagens com as embarcações, como parte dos preparativos para a inauguração prevista para 20 de agosto, conforme anunciou o governador Renato Casagrande. A operação começa em 21 de agosto.

Embarcações do Aquaviário terão wi-fi e ar-condicionado para passageiros

Clássico da mobilidade capixaba, o Aquaviário teve seu auge na década de 1990. Agora, ele retoma as operações com a expectativa de melhorar a mobilidade urbana na Grande Vitória, sendo mais uma opção para quem transita entre os municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana do Estado, Fábio Damasceno, as embarcações vão transportar, em média, de 90 a 100 passageiros por viagem. Os passageiros terão wi-fi, ar-condicionado, rastreamento, banheiro e bicicletário nas embarcações.

Qual o valor da passagem e como embarcar no Aquaviário?

O Aquaviário será integrado ao Sistema Transcol. Para embarcar, os passageiros vão utilizar o Cartão GV, bilhete único utilizado no transporte público na Região Metropolitana. O valor da passagem é o mesmo dos ônibus, atualmente de R$ 4,50.

De acordo com a Semobi, a operação será integrada a operação das linhas do Transcol por meio das conexões temporais. Na prática, quem iniciar a viagem em uma linha do Transcol e for concluir o trajeto com o aquaviário (ou vice-versa), pagará a tarifa somente no primeiro embarque.

LEIA TAMBÉM: Filho se inspira no pai e vira colega de farda na Guarda de Vitória

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória