O Aquaviário ainda não foi inaugurado e o governo do Espírito Santo já começou a mapear novos locais que podem acomodar futuras estações de passageiros. Os projetos foram divulgados nesta sexta-feira (11) pela Secretaria de Mobilidade Urbana do Estado (Semobi).
Segundo o órgão, os novos locais são: a Praça Pio XII, no Centro de Vitória, a Rodoviária e o antigo Terminal Dom Bosco, ambos em Vitória. A implantação das novas estações está sendo analisada, e também irá considerar a demanda e funcionamento do sistema.
Antes das novas operações, o Aquaviário iniciará suas atividades com duas embarcações modernas e seguras, que percorrerão o trajeto entre três estações estrategicamente localizadas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os pontos de embarque e desembarque serão a Prainha, em Vila Velha; a Praça do Papa, em Vitória; e o Porto de Santana, em Cariacica.
Ao Folha Vitória, a Secretaria de Mobilidade Urbana do Estado explicou que está conduzindo uma série de viagens com as embarcações, como parte dos preparativos para a inauguração prevista para 20 de agosto, conforme anunciou o governador Renato Casagrande. A operação começa em 21 de agosto.
Embarcações do Aquaviário terão wi-fi e ar-condicionado para passageiros
Clássico da mobilidade capixaba, o Aquaviário teve seu auge na década de 1990. Agora, ele retoma as operações com a expectativa de melhorar a mobilidade urbana na Grande Vitória, sendo mais uma opção para quem transita entre os municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana do Estado, Fábio Damasceno, as embarcações vão transportar, em média, de 90 a 100 passageiros por viagem. Os passageiros terão wi-fi, ar-condicionado, rastreamento, banheiro e bicicletário nas embarcações.
Qual o valor da passagem e como embarcar no Aquaviário?
O Aquaviário será integrado ao Sistema Transcol. Para embarcar, os passageiros vão utilizar o Cartão GV, bilhete único utilizado no transporte público na Região Metropolitana. O valor da passagem é o mesmo dos ônibus, atualmente de R$ 4,50.
De acordo com a Semobi, a operação será integrada a operação das linhas do Transcol por meio das conexões temporais. Na prática, quem iniciar a viagem em uma linha do Transcol e for concluir o trajeto com o aquaviário (ou vice-versa), pagará a tarifa somente no primeiro embarque.
LEIA TAMBÉM: Filho se inspira no pai e vira colega de farda na Guarda de Vitória