Geral

Praia acessível: onde tem banho de mar inclusivo e quem pode usar

Em algumas prefeituras da Grande Vitória há projetos de inclusão para pessoas com deficiência

Foto: Leonardo Silveira / PMV

O verão está chegando, e a pouco menos de 10 dias para a estação do sol dar as caras, o calor não tem dado trégua aos capixabas. Durante o período mais quente é normal ver praias lotadas, seja por quem quer garantir o bronzeado ou para aqueles que procuram se refrescar nas águas da Grande Vitória. 

O período de diversão também traz uma dúvida à mente: como fica a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas praias da região metropolitana? Afinal de contas, o calor não faz distinção e atinge a todos. 

Em algumas prefeituras da Grande Vitória há projetos de inclusão para pessoas com deficiência, que são conhecidos como “Praia Acessível” ou “Praia Legal”, seja na capital ou em Vila Velha. 

A prefeitura de Vitória informou, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), que oferta a moradores e turistas com deficiência ou mobilidade reduzida o projeto Praia Acessível. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram! 

O projeto é realizado nas praias da Guarderia e da Curva da Jurema, na capital. De acordo com a Semesp, a intenção é garantir o banho de mar assistido a este público por meio de cadeiras anfíbias, que não afundam na areia e são flutuantes. 

“A altura do equipamento permite ao usuário contato direto com a água, proporcionando uma experiência incrível e segura. A atividade está disponível semanalmente, às sextas-feiras e sábados, das 8 às 13 horas”, afirmou a Semesp por nota. 

Ainda de acordo com a Semesp, o projeto conta com base para abrigo de materiais, rampa de acesso e tenda com profissionais especializados, instalada na praia da Guarderia. 

 “Ao todo são quatro profissionais especializados da Semesp e dois guarda-vidas, auxiliando e orientando os usuários para que todos acessem o serviço de forma segura. As atividades são gratuitas e, para participar, basta comparecer ao local nos dias e horários de funcionamento.”

Já em Vila Velha, o projeto Praia Legal acontece de quarta a domingo de 8h às 16h. De acordo com a prefeitura, o projeto fica localizado na Praia da Sereia, próximo ao Clube Libanês. 

“O projeto tem como objetivo oferecer lazer e inclusão social para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Localizado na Praia da Sereia, próximo ao Clube Libanês, o projeto aproveita as características da área, com mar calmo e faixa de areia propícia para atividades esportivas e de lazer.”

A prefeitura da Serra informou por nota que não há projetos como estes  no município. A prefeitura de Guarapari também informou que ainda não oferece esse tipo de serviço no município, mas que está analisando propostas para a implantação de tapetes especiais em algumas regiões para promover acessibilidade. 

Leia Também: Grávida atingida por pedaço de poste em Vila Velha recebe alta após 10 dias internada